Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Julho de 2015 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Paris reduz velocidade em anel viário e registra queda de 15,5% de acidentes

A polêmica sobre a redução do limite de velocidade já afetou várias cidades no mundo e São Paulo não é exceção. Iniciativas para conter o excesso de velocidade nas vias urbanas são tendência mundial, em busca de garantir mais segurança no trânsito.


 


Um exemplo é retratado em reportagem publicada no início deste ano no jornal francês Le Monde, sobre os impactos da redução da velocidade no anel viário de Paris. Segundo o jornal, a medida era uma reivindicação antiga do ex-prefeito Bertrand Delanoë (2001-2014) e foi adotada no início de 2014, quando a Prefeitura determinou a diminuição da velocidade máxima permitida no anel viário da capital francesa de 80 km/h para 70 km/h.


 


A reportagem destaca alguns pontos apresentados na Câmara Municipal de Paris, um ano depois da revisão da velocidade.


  


Veja as informações divulgadas pelo Le Monde:


 


- Menos acidentes


O número de acidentes registrados no anel viário de Paris diminuiu 15,5% em 2014, em comparação a 2013 (627 contra 742), vindo "para seu nível mais baixo em uma década", de acordo com a Prefeitura de Paris e a autoridade policial.


 


Se o número de mortes aumentou (7 em vez de 4), o número de lesões diminuiu significativamente (776 contra 908).


 


- Velocidade média mais elevada


Outro efeito positivo foi a "melhoria da velocidade média de tráfego”. Nos horários de pico na parte da manhã, a velocidade média aumentou de 32,6 km/h em 2013 para 38,4 km/h em 2014, alta de 18%. À noite, foi de 30,3 km/h a 33,9 km/h, um aumento de 12%.


 


"A velocidade mais regular reduz o efeito sanfona [de inconstância] e facilita o fluxo dos veículos no anel viário. Os motoristas também serão beneficiados com uma economia de tempo de deslocamento de aproximadamente 15% na parte da manhã e 5% à noite."


 


- Redução de ruído


A poluição sonora diminuiu com a redução de aceleração e freio. "O nível do som gravado diminuiu (- 1,2 dB (A) durante a noite, e - 0,5 dB (A) de dia) o equivalente ao que poderia ser atingido por meio da redução de 25% e 10% no volume de tráfego."


 


- Aumento do número de infrações


A medida também foi acompanhada por uma explosão do número de infrações: 461.596 infrações foram registradas em 2014 contra 138.138 em 2013 (um aumento de aproximadamente 3,5 vezes).


 


O crescimento é explicado, em parte, pelo aumento do número de radares instalados nas vias, de 7 para 16 equipamentos entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014. Consideando apenas os seis radares instalados, o número de infrações duplicou.


 


- Menos poluição?


A Prefeitura de Paris, no entanto, ainda não tem estatística sobre a redução das emissões de gás. Mas "(...) reconheceu que a diminuição na velocidade e a melhora na fluidez do tráfego pode ter um impacto mecânico positivo sobre a emissão de poluentes."


 


Com a diminuição da velocidade, a Prefeitura e Paris espera diminuir em 5% a poluição do ar, em 23% o número de acidentes e em 65% as lesões graves e mortes.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn