Notícia na íntegra

Sábado, 21 de Agosto de 2021 | Horário: 16:28
Compartilhe:

Aos 67 anos, Parque do Ibirapuera atrai 18 milhões de visitantes

O cartão-postal de São Paulo é o parque mais visitado da América Latina e um dos maiores circuitos culturais do mundo

Inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o Parque Ibirapuera possui uma área verde de 1.584.000m² e fica no coração da capital – recebendo por ano mais de 18 milhões de visitantes, exceto nesse período de pandemia. O projeto do Ibira foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, e o projeto paisagístico realizado por Augusto Teixeira Mendes.

Com 67 anos sendo completados neste sábado, o Parque Ibirapuera funciona das 5h à 0h e é atualmente administrado pela empresa Urbia Parques – concessionada pela Prefeitura de São Paulo. A infraestrutura é extensa, com pista de cooper, parque infantil, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e praças. É oferecido estacionamento, há acessibilidade nos equipamentos de ginástica, banheiros e na entrada do parque e nas áreas de circulação.

Dentro do Parque são equipamentos pertencentes à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente o Viveiro Manequinho Lopes, a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), a Escola Municipal de Jardinagem e a Divisão de Fauna – Unidade de Atendimento e Manejo à Fauna Silvestre. A Fundação Bienal, o Museu de Arte Moderna – MAM, o Museu Afro Brasil e o Pavilhão Japonês têm gestão própria. A Urbia administra o Auditório, a Escola Municipal de Astrofísica, a OCA – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez e o Planetário Professor Aristóteles Orsini. O Pavilhão das Culturas Brasileiras – PACUBRA é gerido pela Secretaria da Cultura e também pela Urbia. Já a Secretaria de Saúde tem um Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), como espaço alternativo de convivência.

Os museus e auditórios projetados por Oscar Niemeyer são patrimônios nacionais. O parque é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) na esfera estadual e pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Eles representam para a nossa capital o benefício de pertencerem a um dos maiores circuitos culturais do mundo.

Dentro da área do Parque Ibirapuera, foram registradas 314 espécies de animais, com 44 borboletas, 10 peixes, nove répteis, um anfíbio, mamíferos e cerca de 200 aves. Um grande atrativo são as aves aquáticas, tais como as elegantes garças, socos, os belos cisnes e os graciosos marrecos e mergulhões. A flora também é bastante rica. Foram registradas 528 espécies vasculares, sendo que 55 foram registradas no Campo Experimental da Escola de Jardinagem. As mais conhecidas são o pau brasil, o pau ferro, a sibipiruna, o alecrim-de-campinas, a figueira, a tipiúna, a jacarandá, o chichá, os ipês rosa, branco e amarelo, além das palmeiras.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn