Notícia na íntegra

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014 | Horário: 18:29
Compartilhe:

Parque Ibirapuera comemora 60 anos de história com espetáculo de luzes e som

O Parque Ibirapuera completou 60 anos nesta quinta-feira (21) e os frequentadores puderam comemorar a data com uma série de atividades que seguirão até o final do mês de agosto. Além de uma palestra sobre a avifauna do espaço e uma caminhada para conhecer as árvores do parque, a data foi lembrada nesta noite com um canto de “parabéns” e um show das águas com projeção de luzes e som na Fonte Multimídia. Mais de 200 pessoas acompanharam o espetáculo.

O prefeito Fernando Haddad participou da festa junto com bandas de fanfarras, ciclistas e frequentadores do parque acompanhado pela coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela e o secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira. Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Fernando Mello Franco (Desenvolvimento Urbano) e Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo) também participaram da festa. Além de assistir ao show, o prefeito visitou ainda a sala técnica de onde são feitas as projeções e conversou com usuários do parque.

"O Ibirapuera é ótimo. Apesar de vir para estudar na Escola de Astrofísica, sempre sento um pouco, descanso e aproveito a paisagem, mesmo morando longe. É um espaço verde e de ar puro em pleno centro da cidade", disse a estudante Bianca Alves, 16 anos, que mora no Itaim Paulista, zona leste. 

O Parque Ibirapuera reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura, e recebe cerca de 220 mil visitantes a cada semana. Somente aos domingos, são em média 120 mil visitantes. E o reconhecimento não é só do público. Em junho passado foi eleito 8º melhor parque do mundo de acordo com o Travellers Choice 2014, prêmio promovido pelo site de viagens TripAdvisor. O primeiro lugar ficou com o Stanley, em Vancouver (Canadá). O Ibirapuera ainda ficou à frente de famosos pontos turísticos como o Parque do Retiro, em Madri (Espanha), o Jardim de Luxemburgo, em Paris (França), e o Vondelpark, em Amsterdã (Holanda). Nos recortes "América do Sul" e "Brasil", o Ibirapuera liderou os dois rankings. Na primeira categoria, ficou à frente do Bosques de Palermo, em Buenos Aires, e do Parque General San Martín, em Mendoza, ambos na Argentina. No Brasil, foi seguido por Mangal das Graças, de Belém, e do Parque Barigui, em Curitiba.

"É um lugar de descanso para relaxar. Por ser uma grande cidade, com muita correria, o Ibirapuera tem outro astral com o verde. Moro perto e venho todos os dias para arejar a cabeça", afirmou o fotógrafo Diogo Souza, 23 anos, que mora em Moema.

Até esta semana, mais de 6.000 viajantes avaliaram o parque. Desses, cerca de 3.600 o classificaram como excelente e mais de 2.100 como muito bom. "Um ponto verde na selva de concreto. Relaxante e com uma paisagem linda. Aproveite o verde, os lagos e esqueça o cinza da cidade grande ao seu redor", assim o TripAdivisor define o Ibirapuera.

Mais do que um ponto verde, entretanto, o parque reúne em seus mais de 1,5 quilômetros quadrados uma série de monumentos e equipamentos de esporte e cultura, além de cafés e lanchonetes. O local recebe ainda diversas atrações artísticas e culturais de relevância nacional e internacional, tais como a Bienal de Artes, a Feira das Nações e a São Paulo Fashion Week. Alguns dos equipamentos ali instalados servem ainda como centro de convenções, atraindo seminários e fóruns voltados ao setor de negócios.

"Venho do ABC porque o Ibirapuera é único. Gostaria de vir mais vezes do que venho, mas sempre que posso, venho andar de bicicleta, correr e respirar um ar diferente", afirmou a analista financeira Janaína Zanquetta, 35 anos, que mora em São Bernardo.



Confira a programação de aniversário do Parque Ibirapuera


FOTOS
O crédito da foto deve ser Fernando Pereira / SECOM

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9




collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn