Notícia na íntegra

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023 | Horário: 14:49
Compartilhe:

Parque Linear Água Podre Ypuera é entregue na Zona Oeste

Principal objetivo foi transformar espaço urbano com foco na recuperação de funções ambientais da região, garantindo áreas permeáveis, preservação, além de ser mais uma opção de lazer e bem-estar
1330027-Inauguração do Parque Municipal Linear Água Podre

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta sexta-feira (15) o Parque Linear Água Podre Ypuera, no Jardim Esmeralda, Butantã. Este é a quinta área verde entregue pela atual gestão municipal, na qual foram investidos R$ 6,6 milhões. Até o fim de 2024 a população poderá contar com mais cinco parques na capital.

O principal objetivo da Prefeitura foi transformar o espaço urbano da Zona Oeste, que ocupa uma área de preservação permanente, em um parque. Sempre focando na recuperação de funções ambientais da região e garantindo áreas permeáveis, além de preservar a vegetação e ser mais uma opção de lazer e bem-estar dos munícipes.

“São Paulo tinha 48% de área de cobertura vegetal e hoje tem 54,14%, com a inauguração deste espaço. É mais da metade da área de cobertura vegetal. As pessoas não podem falar que São Paulo é uma selva de pedra”, enfatizou o Ricardo Nunes.

O prefeito ainda destacou que o local, cujo nome significa água podre na língua Tupi, era uma área invadida. “Fizemos a reintegração e, a partir de hoje, a população conta com um espaço de 38 mil metros quadrados. É de fundamental importância para as pessoas terem seu momento de lazer, aproveitar com a família e preservar o meio ambiente”.

Despoluição
No Parque Água Podre Ypuera estão localizadas as três nascentes do córrego da região, que leva o mesmo nome. As obras de despoluição do riacho estão no âmbito do Programa Córrego Limpo. Criado em 2007, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura São Paulo e SABESP. Tem como objetivo principal recuperar a qualidade da água em córregos urbanos da cidade de São Paulo.

Estrutura
Por diversas vezes o local foi alvo de tentativas de ocupações irregulares. Sua instalação valoriza todo o seu entorno, do qual também faz parte o CEU Butantã, que oferece educação para a população.

A infraestrutura do Água Podre Ypuera conta com guarita de vigilância na entrada principal, para controle de acesso. Já na primeira parte da área verde há uma clareira para eventos e utilizações variadas, contendo áreas de estar. A praça central é integrada a um deck com arquibancada para apresentações, além do edifício-sede. Brinquedos inclusivos estão à disposição das crianças. Além disso, há academias ao ar livre, com equipamentos de ginástica e também um mirante.

"Estamos cumprindo a determinação do prefeito Ricardo Nunes, de tornar a cidade mais verde e inclusiva. Aqui houve um trabalho incrível das equipes de manejo, que plantaram 23 mil mudas e continuam realizando essa atividade. Esta é uma conquista da população desta região. secretário do verde e meio ambiente, Rodrigo Ravena.

Fauna e flora
Cerca de 50 espécies registradas integram sua fauna, sendo 56 de aves e um mamífero. Os pássaros encontram-se distribuídos em 27 famílias, 14 passeriformes (pequena e média dimensão) e 13 não passeriformes.

Destacam-se as presenças de saracura-do-mato, pica-pau-de-cabeça-amarela, pichororé e do tiê-preto - espécies endêmicas (que se desenvolvem na região) do bioma Mata Atlântica. Há também o registro do beija-flor-tesoura, do urubu-preto, do gavião-carijó, do gavião-asa-de-telha, do carcará, do tuim, da maracanã-pequeno, do periquitão e do periquito-rico, espécies que constam no Apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Silvestres Ameaçadas de Extinção), indicando que poderão ficar ameaçadas de extinção num futuro próximo.

Foram registradas 184 plantas vasculares na sua flora, sendo 95 nativas e 86 cultivadas ou subespontâneas (de origem bem distante de onde está). Do total, 76 possuem hábito arbóreo-arbustivo e 108 de outros tipos. Diversas dessas espécies são indicadoras de solo úmido.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn