Notícia na íntegra

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 | Horário: 16:21
Compartilhe:

Parque Linear Guaratiba recebe novos equipamentos que estimulam convívio entre pais e filhos

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Cyrela, Cooperê, Erê Lab, Subprefeitura de Guaianases e a SVMA

O Parque Linear Guaratiba, localizado na Zona Leste da capital, recebeu um espaço de brincar este ano com os equipamentos da empresa de mobiliário Erê Lab e baseado na metodologia Coop-Erê. O projeto é realizado pelo Instituto Cyrela e recebe apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Subprefeitura de Guaianases.

“O conceito dos espaços de brincar e de convívio é que fossem naturais, ativos e lúdicos, integrando o parque e a área de lazer. É a transformação social do território para as crianças que, até então, só brincavam na areia”, explica Marcos da Costa, administrador do Parque Linear Guaratiba.

O parquinho ganhou diversas instalações infantis como balanços – que estimulam o convívio entre pais e filhos -; o trepa tronco – que permite a interação entre várias crianças -; o circuito baby – que possibilita diferentes percepções sensoriais em crianças a partir de 1 ano de idade -; os bichos fantásticos – instalações em formato de animais que estimulam a criatividade e imaginação -; e o circuito de aventuras – que provoca desafios para crianças de todas as idades.

“A ideia é o resgate ao tempo de brincar na rua, recuperar e fortalecer o senso do espaço público nas crianças, para que a comunidade possa interagir com o parque. O universo lúdico criado possibilita um ambiente interativo, que incentiva a relação de imaginação e desenvolvimento cognitivo da criança”, complementa o administrador.


Erê Lab
O Erê Lab é uma empresa de criação e desenvolvimento de infraestruturas voltadas a playgrounds, buscando a maior interação e participação das crianças com o ambiente. A empresa compõe o urbanismo contemporâneo e tem como objetivo resgatar e fortalecer o senso de cidadania, para que adultos e crianças possam interagir, entre eles e com a cidade.

O trabalho é feito com a metodologia Coop-Erê, que permite que associações ou grupos de moradores inscrevam praças que possa receber um novo espaço de brincar. Possibilita também que financiadores interessados em apoiar a infância no Brasil apoiem as comunidades e coloquem em prática a realização de novos espaços em parceria com a gestão pública.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn