Notícia na íntegra

Quarta-feira, 8 de Dezembro de 2021 | Horário: 14:09
Compartilhe:

Piscinões Paciência e Taboão entram em operação para conter as chuvas do verão 2021/2022

Estruturas localizadas nas zonas Norte e Sul irão auxiliar no combate às enchentes em suas respectivas regiões

Com o objetivo de combater as cheias, especialmente nos períodos chuvosos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras tem como uma de suas prioridades a execução de obras e projetos de drenagem. Para o verão 2021/2022, os piscinões Paciência e Taboão já estarão em operação, auxiliando no combate às enchentes nas zonas Norte e Leste. Com um investimento de R$ 105 milhões e pelo menos 289 empregos gerados diretamente, mais de 566 mil paulistanos serão beneficiados pelos novos reservatórios.

O piscinão do Córrego Paciência está localizado na Avenida Jardim Japão, na Zona Norte. O reservatório tem capacidade para armazenar até 106 mil m³ de água, volume equivalente a 42 piscinas olímpicas. O piscinão receberá as águas dos córregos Maria Paula e Paciência, auxiliando assim na redução das enchentes nos bairros Jardim Brasil, Vila Gustavo e Vila Constança. Seis bombas, cada uma com capacidade para retirar 500 litros de água por segundo, serão responsáveis por esvaziar o reservatório após as chuvas.

Uma laje de aproximadamente 9.500 m² cobre o piscinão do Córrego Paciência. Nessa área, foi implantada a nova sede da Sociedade Amigos da Vila Constança (SAVIC) e, atualmente, estão em andamento os serviços para construção de uma quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de caminhada, vestiários, lanchonete e um estacionamento. Todos estes equipamentos ficarão à disposição para uso da comunidade do entorno.

Vista aérea

Na Zona Leste, na bacia do Aricanduva, a SIURB trabalha nas obras do piscinão do Córrego Taboão. Localizado na esquina das avenidas Aricanduva e Mazzaropi, tem capacidade para armazenar 188 mil m³ de água, que equivalem a mais de 75 piscinas olímpicas. Assim que começar a receber as águas do Córrego Taboão, o novo reservatório irá reduzir as enchentes no Jardim Aricanduva, Jardim Vila Formosa e Parque Maria Luiza. Sete bombas serão responsáveis pelo esvaziamento do piscinão - cada bomba tem capacidade para retirar 450 litros por segundo - para que o novo equipamento opere com a máxima eficiência possível.

Armazenamento

As obras do Piscinão Paraguai-Éguas, na Praça Juca Mulato, Zona Sul, também estão em andamento. A previsão é que entre em operação em 2023, armazenando até 110 mil m³ de água (44 piscinas olímpicas).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn