Notícia na íntegra

Domingo, 23 de Junho de 2019 | Horário: 17:16
Compartilhe:

Ponte do Jaguaré permanece fechada nesta segunda-feira (24)

O concreto e as ferragens estão sendo submetidos a testes de resistência para avaliação dos danos resultantes do incêndio que ocorreu na parte de baixo da ponte, na sexta-feira

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que, em razão do incêndio ocorrido na manhã de sexta-feira (21), a Ponte do Jaguaré permanecerá interditada nos dois sentidos nesta segunda-feira (24). Atualmente, a ponte está liberada somente para uso por pedestres e ciclistas.

A pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, foi liberada, por volta de 21h40 do dia 21, depois que foi concluída a limpeza da área atingida pelo incêndio, embaixo do viaduto.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras deve receber nesta segunda (24) os resultados dos testes realizados no concreto e nas ferragens da Ponte do Jaguaré, para que os engenheiros possam avaliar os danos causados pelo incêndio.

A retirada de blocos de concreto e placas de aço (chamados de corpos de prova) começou na manhã de sábado e prosseguiu neste domingo. Serão avaliados 46 blocos de concreto e 26 barras de aço.

Desvios e alternativas

Os motoristas que trafegam na Avenida Queiroz Filho, no sentido bairro, e pretendem acessar a referida ponte, estão sendo desviados para a Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco. Como alternativa, os veículos que estão no sentido bairro têm ainda a Ponte Cidade Universitária para chegar à região do Jaguaré e Butantã. Para aqueles que estão no sentido Lapa, o desvio é pela Marginal Pinheiros, sentido Interlagos.

Desde o início da ocorrência, a Engenharia de Campo da CET vem monitorando o trânsito na região e efetuando as medidas operacionais necessárias, a fim de mitigar o impacto dos bloqueios viários. É importante destacar que a orientação à população é feita por agentes de trânsito e 12 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) dispostos ao longo da Marginal, comunicando o seguinte texto: Ponte do Jaguaré Interditada - Utilize Alternativas.

A CET também solicitou às concessionárias de rodovias que reforcem o alerta em seus equipamentos de mensagens variáveis alocados nas estradas.

Linhas de ônibus
As 13 linhas de ônibus com itinerário que inclui a Ponte do Jaguaré continuam com o percurso alterado:

N832/11 Terminal Lapa - Parque Continental (Noturna)

7282/10 Parque Continental - Praça Ramos de Azevedo

748A/10 Jd. Peri Peri - Lapa

748A/41 Jd. D'Abril - Lapa

748R/10 Jd. João XXIII - Metrô Barra Funda

775N/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Madalena

8038/10 Parque Continental- Lapa

809H/10 Jardim Boa Vista - Lapa

809N/10 Vila Dalva - Lapa

809T/10 COHAB Raposo Tavares- Lapa

8319/10 Parque Continental - Sesc Pompeia

847J/10 City Jaraguá- Jaguaré

874C/10 Parque Continental - Metrô Trianon Masp

Novo itinerário no sentido centro:

Praça César Washington Alves de Proença, Av. Escola Politécnica, Av. Eng Billings (Marginal Pinheiros), Ponte Cidade Universitária, Av. Professor Manuel José Chaves, Praça Panamericana, Av. Professor Fonseca Rodrigues, Praça Apecatu, Av. Queiroz Filho.

Novo itinerário no sentido bairro:

Normal até Av. Queiroz filho, Praça Apecatu, Av. Professor Fonseca Rodrigues, Praça Panamericana, Av. Professor Manuel José Chaves, Ponte Cidade Universitária, Rua Alvarenga, Av Afrânio Peixoto, Av. Prof. Nelo Moraes, Av. Escola Politécnica, Av. Kenkiti Simomoto, Av. Jaguaré

Assistência social
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informa que esteve no local, desde as primeiras horas do ocorrido, para ofertar insumos e acolhimento na rede socioassistencial. Foram disponibilizados colchões, cobertores, cestas básicas e kits de higiene para as mais de 200 pessoas, das cerca de 50 famílias desabrigadas pelo incêndio. Apenas houve aceitação dos cobertores. A SMADS ressalta que os insumos estão à disposição das famílias, assim, como a oferta de acolhimento.

Habitação
A Secretaria Municipal de Habitação esteve no local do incêndio para monitorar a situação das cerca de 50 famílias que viviam na área. Na manhã de sábado (22) foi reforçada a oferta de atendimento com auxílio aluguel e o compromisso para atendimento habitacional definitivo, respeitando a fila existente.

A equipe social prestou atendimento no CÉU Jaraguá para as famílias interessadas em receber o benefício e sete famílias compareceram.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn