Notícia na íntegra
Posto móvel para emissão de Cartão de Estacionamento de Idoso e de Deficiente Físico chega ao Shopping Interlagos
O posto móvel da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) estará nesta semana no Shopping Interlagos, na Zona Sul da cidade de São Paulo. A iniciativa também conta com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
A unidade móvel vai funcionar até o dia 23 de julho, e de 26 a 30 do mesmo mês, no Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Interlagos), das 12h às 18h.
O posto receberá solicitação e irá emitir o Cartão de Estacionamento para Idoso. Também será possível realizar o pedido do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) e ainda solicitar o pedido de isenção de rodízio para esse grupo.
A medida tem como objetivo assegurar aos idosos e às pessoas com deficiência ou com comprometimento de mobilidade maior possibilidade de requererem o Cartão de Estacionamento para suas categorias sem a necessidade de deslocar-se por grandes distâncias.
Documentos necessários
É preciso trazer os formulários impressos e preenchidos os documentos originais e cópias dos documentos requeridos (confira abaixo a documentação necessária).
As solicitações e emissões dos cartões de estacionamento e da liberação de rodízio só poderão ser realizadas quando o interessado apresentar toda a documentação necessária (confira abaixo o que é preciso trazer).
Ibirapuera
Nas duas últimas semanas, o posto móvel ficou instalado no Shopping Ibirapuera, também na Zona Sul. Nesse período, foram realizados 3.693 atendimentos. Do total de atendimentos, aproximadamente 96,3% foram solicitações de cartões de estacionamento para idoso. O tempo para realizar a solicitação foi de cerca de 20 minutos durante a semana passada.
Exposição
Quem for ao posto móvel no Shopping Interlagos durante esse período, também poderá conferir uma exposição que conta a trajetória da CET ao longo dos seus 40 anos de existência. A mostra conta com painéis, fotos e registros históricos da atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego no trânsito da capital paulista desde o ano de 1976.
Cartão de Estacionamento para Idoso
- O que é?
É uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos, ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Nas vagas especiais em área de estacionamento rotativo de Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital (CAD).
- Quem tem direito?
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.
- Como solicitar o benefício?
Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da SMT
- Somente um requerimento por requerente (idoso) será possível ser cadastrado: Imprimir o requerimento, assinar e levar aos postos do DSV
- Também é preciso apresentar RG original e cópia válida, CPF original e cópia válida, além de comprovante de residência atual em nome do requerente (são aceitos contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito). Caso o comprovante de residência seja do cônjuge, é necessário levar cópia da certidão de casamento.
- Confira as Informações complementares
Cartão DeFis
- O que é?
Documento que autoriza pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade a estacionar veículos em via pública e na área de Zona Azul e em vagas especiais demarcadas.
Quem tem direito?
Pessoas que residem no município de São Paulo e que tenham deficiência física nos membros inferiores; decorrente de incapacidade mental; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório (mediante solicitação médica); ou deficiência visual
Como solicitar o benefício?
- Preencher este requerimento
- Obtenha o formulário de atestado médico
- Imprimir a documentação e levar aos postos do DSV. Também é preciso apresentar RG original e cópia válida, CPF original e cópia válida e comprovante de residência atual em nome do requerente (são aceitos como contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio, e de multas de trânsito). Caso o comprovante de residência seja do cônjuge, é necessário levar cópia da certidão de casamento.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk