Notícia na íntegra

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019 | Horário: 21:20
Compartilhe:

Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, em Santana, é entregue à população

Requalificado, espaço da Zona Norte recebeu iluminação, rampas de acessibilidade, mesas, bancos, lixeiras e novo paisagismo
802956-Entrega das Obras de Requalificação da Praça Margarida de Albuquerque Gimenez

A Prefeitura  de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (10),  a revitalização da Praça Margarida de Albuquerque Gimenez, em Santana, Zona Norte, à população.  As obras, no valor total de R$ 208 mil,  foram custeadas pelas empresas Peloso Empreendimentos Imobiliários e Lopes Kalil Engenharia. Elas aderiram ao programa Adote Uma Praça e serão responsáveis pela manutenção do espaço até 2023.

Situada em frente à Avenida Cruzeiro do Sul,  próxima à Rua Doutor Olavo Egídio, a Praça Margarida de Albuquerque Gimenez  tem, aproximadamente, 3.400 m².  Recebeu seis rampas de acessibilidade, 800m² de piso novo com acessibilidade (piso tátil), plantio de mudas e forrações. Lá também foram instalados bancos, mesas  e novas lixeiras.  A iluminação foi reforçada.  Foram colocados sete novos postes e 14 lâmpadas de LED. As empresas adotantes investiram R$ 35 mil nesse processo.  A revitalização teve início em julho e foi finalizado nos primeiros dias de outubro.

“A reforma desta praça era uma demanda antiga dos moradores da região. Agora, poderão aproveitar o local com mais qualidade e segurança”, disse o subprefeito de Santana/Tucuruvi, Pedro Nepomuceno Filho.

Quem foi Margarida de Albuquerque Gimenez

Nascida nesta Capital em 5 de março de 1943, era filha de Carlos de Albuquerque e de Maria de Lourdes Albuquerque. Na sua juventude trabalhou no Ministério da Aeronáutica, prestando relevantes serviços às Forças Armadas. Nesta época, conheceu na Base Aérea, o Piloto Tenente Francisco Gimenez Confort, com quem se casou em 1965. Tiveram os filhos, Sonize, Francisco, Jefferson e Leandro. Para melhor cuidar dos filhos, deixou de trabalhar na Aeronáutica, para dedicar somente ao lar.

Posteriormente, integrando-se na comunidade onde vivia, participou das discussões da Associação de Pais e Mestres, dos problemas educacionais e sociais da Escola Estadual Bueno Aires, Zona Norte, onde estudavam seus 4 filhos, formando um grupo de mães, para ministrar o curso de pintura, confecção e arranjo de flores artificiais, ensinando gratuitamente a comunidade e dedicando-se com todo carinho a esse trabalho. Organizou sem remuneração, em diversos locais da Cidade de São Paulo, mais de 200 palestras sobre culinária. Dona Margarida sempre auxiliou as pessoas necessitadas, colaborando com várias entidades filantrópicas, fazendo doações de materiais de construções, roupas e alimentos, bem como realizou trabalho assistencial na Casas André Luiz. Faleceu no dia 25 de janeiro de 1999. 

Sobre o Adote Uma Praça

O programa foi instituído pelo Decreto nº 57.583, de 23 de janeiro de 2017. De acordo com ele, o interessado em se responsabilizar por uma praça da cidade deve apresentar, na subprefeitura local, requerimento pela adoção da área pretendida com o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação será analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. A manutenção dos espaços tem início imediato após a assinatura do Termo de Cooperação.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn