Notícia na íntegra

Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022 | Horário: 18:42
Compartilhe:

Praticantes de BMX elogiam pista de Pump Track no Parque das Bicicletas

A Secretaria de Esportes e Lazer disponibiliza diversos espaços para os munícipes de todas as regiões da capital

O Parque das Bicicletas, equipamento administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), localizado em Moema, na zona sul da cidade atrai, cada vez mais, praticantes de BMX na recém-reformada pista de Pump Track.

O Pumb Track, é um tipo de pista que consiste em percurso com “lombadas” que possibilitam a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais, começa a ganhar evidência no Brasil e tem origem no BMX. É uma modalidade de pista que faz muito sucesso nos Estados Unidos e na Europa.

O esporte teve seu início nas décadas de 1960 e 1970. O BMX surgiu por conta da admiração de jovens norte-americanos pelo MotoCross. Com intenção de imitar as manobras aliada a falta de equipamento fez com que bicicletas fossem utilizadas em pistas de terra. Assim, deu origem ao Bicycle Moto Cross, ou simplesmente BMX.
A modalidade fez sua primeira aparição olímpica nos Jogos de Pequim em 2008, com disputas tanto no masculino quanto no feminino. Além disso, também esteve no Rio de Janeiro em 2016 e Tokyo 2020.

Paulo Ricardo, de 45 anos, é praticante de BMX desde 1988 e já conquistou títulos estaduais e nacionais na modalidade. Ele comenta que iniciou no esporte radical quando frequentava, ainda jovem, o Parque das Bicicletas. “Comecei a praticar o BMX em 1988, onde está a atual pista de Pump Track. A maior influência que tive foi as competições que transmitidas na TV Cultura. Em determinado momento descobri o endereço da pista e vi que era perto da minha casa e acabei conhecendo. Já participei de muitos campeonatos e gosto desse esporte”, disse Paulo Ricardo.

Por fim, ele ainda comenta sobre a importância das pistas de Pump Track da cidade de São Paulo. “É fundamental ter esse tipo de pista na cidade, porque ela é um instrumento de iniciação ao esporte, seja de bicicleta, patins ou skate”, completou.

Além da pista de Pump Track, localizada em Moema, existem outros parques e centros de esportes radicais espalhados pela cidade, totalmente abertos à população:


C.E. SALIM FARAH MALUF (MOOCA) - Pista de Skate
Rua Taquari, 635 – Mooca
Fone: 2694-7668

C.E. ERMELINO MATARAZZO - Pista de Skate
Rua João Euclides Pereira, 308, Jardim Matarazzo
Telefone: (11) 2541-4142

CEE ARTHUR FRIEDENREICH (VILA ALPINA) - Pista de Skate
Endereço: Avenida Francisco Falconi, 83 - Vila Alpina

BALNEÁRIO PRINCESA ISABEL (VILA CARIOCA) - Pista de Skate
Rua Campante, 100 – Vila Carioca
Fone: 2215-5299

C.E. RYUSO OGAWA (VILA GUARANI) - Pista de Skate
Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
Fone: 5012-0150

CENTRO DE ESPORTES RADICAIS - Pista de Skate e Pump Track
Av. castelo Branco, 5700 - (Bom Retiro)
Telefone: (11) 3224-9159

PARQUE DAS BICICLETAS - Pump Track

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn