Notícia na íntegra

Domingo, 24 de Setembro de 2023 | Horário: 20:36
Compartilhe:

Prefeito prestigia a Final Street Masculina do Circuito Brasileiro de Skate Total Urbe (STU)

Evento representou o início das ações da Virada Esportiva 2023, em 28 e 29 de outubro

O prefeito Ricardo Nunes esteve na manhã deste domingo (24) no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste da capital, onde prestigiou a Final Street Masculino do circuito brasileiro da plataforma Skate Total Urbe (STU). O evento, que terminou hoje, contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo e representa o início das ações da Virada Esportiva 2023, em 28 e 29 de outubro, com centenas de atividades espalhadas em vários pontos da cidade.

Depois de quatro anos, o STU National retorna a São Paulo. "Temos vários atletas olímpicos aqui hoje. O skate é o esporte individual mais praticado no Brasil e estou muito feliz porque nossa cidade é de vanguarda, acompanha tendências e tem dezenas de pistas", declarou Nunes

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Cacá Vianna, que acompanhou o prefeito, destacou que a Administração Municipal entregará mais duas pistas para a cidade.

"Uma será no (Centro Educacional Esportivo) Thomaz Mazzoni (na Vila Maria, Zona Norte) e outra no (Centro Educacional Esportivo) José Bonifácio, na região Leste".


Uma das melhoras pistas
O skatista brasilo-estadunidense Bob Burnquist, maior recordista do skate brasileiro, com 30 medalhas, elogiou a estrutura da capital paulista para a prática desse esporte.

"A cidade de São Paulo tem apoiado muito o skate com a construção de pistas, promovendo eventos. Um espaço maravilhoso que há aqui é o Centro Esportivo Tietê (no Centro). Antes, só havia pistas privadas. É sensacional esse apoio do setor público", ressaltou.


Grandes nomes
O torneio, que teve inicio na capital em 22 de setembro, foi composto pelas categorias street e park, masculino e feminino. A etapa São Paulo do STU conta pontos para o ranking nacional e reuniu grandes nomes da modalidade como Pamela Rosa, Gabi Mazetto, Isadora Pacheco, Pedro Barros e Luiz Francisco, entre outros. Os vencedores foram Rayssa Leal na categoria street e Augusto Akio, na categoria Park.

"O nível das pistas daqui de São Paulo, feitas pelo poder público, é altíssimo. O skate board é feito de muito respeito e união", disse o atleta.


Sobre as categorias
O percurso da Street lembra um ambiente urbano, incluindo desníveis, escadas e corrimãos. A pista da categoria Park é formada por grandes tigelas, os bowls, e inclui elementos da Street.

Todas as disputas foram realizadas em uma uma nova pista do Parque Villa-Lobos, que conta com 859 metros quadrados. Após o torneio, ficará disponível para ser usada pelo público em geral.


Plataforma STU
A plataforma STU tem o objetivo de promover experiências que evidenciam o esporte, a cultura e a indústria do skate. Seus eventos contam também com música e arte urbana. Seu idealizador é Diogo Castelão, que durante o evento divulgou os números da modalidade no País.

"O skate só cresce no Brasil. Tem 85 milhões de interessados, 45 milhões de fãs. São Paulo é a capital da cultura urbana, que tem o maior número de skatistas do mundo e é carro-chefe mundial, pelo nível de seus atletas", enfatizou.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn