Notícia na íntegra
Prefeito se reúne com sindicato americano para discutir precarização do trabalho no setor de fast food
O prefeito Fernando Haddad recebeu no início da tarde desta quinta-feira (21), em seu gabinete na sede da Prefeitura, o diretor de campanhas globais da Service Employees International Union (SEIU), Scott Courtney, dirigente sindical norte-americano conhecido pelas posições progressistas. A SEIU, ou União Internacional dos Empregados do setor de Serviços, é um sindicato que representa quase 2 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá, que tem como uma de suas principais bandeiras, a luta contra exploração dos funcionários por grandes companhias globalizadas, como as redes de franquias de fast food.
O objetivo do encontro é buscar apoio do município na união de esforços de entidades de classes de diferentes países para combater irregularidades na contratação e pagamento de trabalhadores dessas redes. A principal demanda da entidade é o fim da precarização, que inclui denúncias de pagamentos inferiores ao estabelecido por lei, acúmulo de funções sem remuneração, jornada móvel variável, não reconhecimento à insalubridade e horas extras não remuneradas. Além de Courtney, participaram do encontro uma comitiva de sindicalistas estrangeiros e entidades que representam os trabalhadores no Brasil, que integram a campanha “Sem Direitos Não é Legal”, lançada em fevereiro.
De acordo com o diretor da SEIU, que participou de reuniões também com representantes dos governos estaduais e federal, a precarização do trabalho precisa de uma resposta global. Segundo ele, se por um lado as grandes corporações vivem há algumas décadas a sua globalização, as organizações do trabalho devem seguir a mesma trajetória. “A questão da globalização do capital e do sindicalismo globalizado deve contemplar também minorias, como os imigrantes por exemplo”, disse.
Fotos
Crédito: Heloisa Ballarini/SECOM
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk