Notícia na íntegra

Terça-feira, 11 de Julho de 2023 | Horário: 18:54
Compartilhe:

Prefeitura abrirá mais 1.860 vagas em repúblicas para adultos em situação de vulnerabilidade social

Prefeito Ricardo Nunes fez o anúncio em visita à República São Bento, a primeira implementada na região do Campo Limpo, Zona Sul da capital, na manhã desta terça-feira (11)

A rede de acolhimento da Prefeitura de São Paulo será ampliada com mais 1.860 vagas em Repúblicas para Adultos. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã terça-feira (11), durante visita à República São Bento, a primeira implementada na região do Campo Limpo, Zona Sul da capital. Esse tipo de equipamento funciona como a porta de saída dos acolhidos na rede socioassistencial. 

A previsão é de que a entrega de envelopes de propostas seja feita em 4 de agosto e as homologações e implantação, em outubro. 

“As Repúblicas são casas em que a gente [Prefeitura] faz o convênio com uma entidade para 15 pessoas, no máximo. A gente aluga uma casa e eles [os acolhidos] têm uma autonomia. Eles mesmos que cuidam da alimentação, de fazer a limpeza com o acompanhamento da Prefeitura de São Paulo para que possam ter a sua autonomia”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. “Essa República em que nós estamos começou em abril e nós já estamos contabilizando o quinto caso de pessoa que saiu após conquistar a sua autonomia”, completou.  

Inaugurada em abril, a República São Bento tem capacidade para atender até 15 pessoas em situação de vulnerabilidade social e é voltada ao público masculino. Além do acolhimento, uma das características desse tipo de serviço é a cogestão do espaço.  

Acolhido há dois meses na República São Bento, Anderson de Souza Lima, contou que também já passou por outros Centros de Acolhida na capital e que está de saída após conquistar a sua autonomia. “Vou voltar para minha casa, ficar com a minha família e dar seguimento na minha vida”, disse. 

A casa em que funciona a República São Bento conta com garagem, três quartos, três banheiros, cozinha, área com churrasqueira, sala e varanda e, atualmente, está com todas as suas vagas preenchidas. Os acolhidos do espaço auxiliam com os custos da alimentação, do enxoval e dos produtos de higiene pessoal, além de se organizar financeiramente buscando a saída para moradia autônoma.  

“Esse é o ponto de transição entre o espaço de acolhimento oferecido pela Prefeitura e o ganho da plena autonomia. É uma etapa superimportante na construção de uma vida, não só com resgate de dignidade, mas já com frutos semeados na trajetória de cada um dos acolhidos aqui”, destacou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.  

Esta tipologia de serviço exige do acolhido autonomia para o desenvolvimento das atividades diárias (banho, alimentação, medicação, dentre outras), realização de limpeza e arrumação dos espaços físicos coletivos do serviço, preparação de suas refeições e a lavagem das roupas.  

Rede Socioassistencial  

Apesar de ser a primeira República para Adultos do distrito, o equipamento se junta a outros 28 serviços no Campo Limpo. Agora, com a São Bento, são seis serviços de acolhimento, com 120 vagas, e 23 serviços de convivência, com uma capacidade de atendimento diária a 4.180 pessoas. São equipamentos voltados para o atendimento específico a homens, mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. 

Ao todo, a rede socioassistencial possui 39 repúblicas para adultos distribuídas em todas as regiões de São Paulo. Há, ainda, as Repúblicas para Jovens de 18 a 21 anos, com um total de 10 equipamentos. Juntos, estes serviços somam 390 vagas de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Fotos

Declaração do prefeito

Imagens de apoio

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn