Notícia na íntegra
Prefeitura amplia capacidade de atendimento da UPA Vera Cruz, no Jardim Ângela, em mais de 200%

A Prefeitura de São Paulo entregou na manhã deste sábado (23) a obra de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vera Cruz, no Jardim Ângela, Zona Sul da capital. Com as novas instalações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) amplia a rede de urgência e emergência para a população do distrito, aumentando a capacidade de atendimento de 13 mil para 40 mil atendimentos por mês, um crescimento de 207,69%.
“Inaugurei 10 UPAs, sem contar essa que já existia, e até o final do ano que vem eu inauguro mais 10. Até 2020 só tinha 20 hospitais na cidade de São Paulo e hoje temos 30, Bruno Covas e eu abrimos 10 novos hospitais. Também inauguramos 17 UBSs e vamos entregar mais 12 até o final do ano que vem”, destacou o prefeito Ricardo Nunes apontando o grande investimento que tem feito na Saúde municipal, que também passou a contar com cinco Centros de Referência da Dor Crônica
Requalificada, a UPA funcionará 24 horas por dia e atenderá sem agendamento prévio casos de urgência e emergência sem a necessidade de encaminhamento para um pronto-socorro ou hospital, desafogando também a rede hospitalar.
A unidade integra um complexo, que além da UPA, conta com a UBS Vera Cruz Dr. Fernando de Proença Gouvea, o Hospital Dia M’Boi Mirim II, que passará a atender 24 horas, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Vera Cruz.
Com investimento de mais de R$ 5 milhões, provenientes de emenda parlamentar, o espaço da unidade passou de 275,15 m² para mais 1.424 m², um aumento de 617,77 m² no piso inferior e 531,30 m² no piso superior.
Com a reforma, o número de leitos foi ampliado de sete para 32, incluindo leitos adulto masculino e feminino, pediátrico, de isolamento, urgência e emergência e mais dois leitos de urgência psiquiátrica. O quadro de profissionais também aumentou de 179 para 460, incluindo 28 cirurgiões-dentistas e duas salas de atendimento bucal de emergência 24 horas.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, contou que no novo espaço será possível ampliar a quantidade de atendimentos nas áreas de ortopedia e odontologia. “Essa vai ser a primeira UPA que vai ter um mini laboratório e daqui nós vamos ampliar para todas as UPAs do município”, disse.
Para habilitar a UPA para porte tipo III, o piso térreo foi aumentado, com setor de atendimento clínico e do segundo pavimento, com setor de observação e reforma de adequação, além de acrescentar ala de urgência e emergência, com a sala de choque.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk