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Sexta-feira, 21 de Março de 2014 | Horário: 14:01
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Prefeitura apresenta novidades para o trânsito, transporte e mobilidade urbana

A Prefeitura apresentou nesta sexta-feira (21) uma série de novidades para melhorar a gestão do trânsito, transportes e da mobilidade urbana da capital. O Laboratório de Tecnologia e Protocolos para Mobilidade Urbana foi lançado para incentivar a criação de aplicativos e softwares para otimizar o setor. Em parceria com a USP, a Secretaria Municipal de Transportes abrirá os dados das empresas da pasta – SPTrans e CET. A quebra de protocolo consiste no trabalho com sistemas abertos, dotados de conectividade. Além disso, o prefeito Fernando Haddad anunciou que o Bilhete Único Semanal entra em funcionamento no próximo dia 15 de abril e que a Ernst & Young apresentará na próxima semana o plano e o cronograma de trabalho da auditoria que será realizada nas planilhas de custos do transporte público municipal. 


A proposta do laboratório, inédita no gerenciamento do setor no poder público, reúne todos os elementos de uma experiência concreta de governo aberto: inovação, transparência e participação da sociedade civil. A combinação de novas tecnologias com a abertura dos dados da SPTrans e da CET permitirá aos participantes do laboratório a criação de aplicativos para smartphones e tablets e o desenvolvimento de softwares e dispositivos para semáforos, radares, GPS´s e para todos os demais aparelhos usados com o propósito de contribuir para as boas práticas de solução e modernização dos sistemas existentes.

"São Paulo está dando um passo importante ao quebrar os protocolos para permitir a produção industrial de equipamentos para a modernização da cidade. Nós estamos rompendo uma tradição de código fechado, de software proprietário, e migrando para uma situação em que novos produtores vão entrar no circuito e produzir aquilo que a gente necessita a um custo muito menor e com uma possibilidade de integração muito maior", disse o prefeito Fernando Haddad, durante a inauguração do laboratório, no Centro.
 
Semáforos

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, exemplificou com os controladores semafóricos que existiam na cidade. "Nós temos duas grandes empresas multinacionais que dominam este mercado em São Paulo. Com a quebra de protocolo, não impedimos que elas participem, mas elas são obrigadas a abrir o acesso. Isso tem gerado uma corrida tecnológica e vai impactar no preço e na qualidade (dos produtos), uma vez que vai gerar maior concorrência", afirmou o secretário. De acordo com o prefeito, os impactos nos custos podem chegar a 80% no caso dos controladores.


Durante a cerimônia, Haddad destacou as ações de mobilidade urbana que a Prefeitura tem implementado desde o ano passado. "Desde a bicicleta integrada ao Bilhete Único até o transporte sobre trilhos, passando por semáforos, (obras de) drenagem e Plano Diretor, tudo isso é mobilidade. E vocês (o Laboratório de Mobilidade) estão inseridos neste contexto para colocar a tecnologia e os protocolos abertos a serviço do poder público, para que melhoremos ainda mais a nossa capacidade de otimizar as condições de vida (da população) e inverter essa trajetória que tem penalizado o povo de São Paulo, sobretudo o povo trabalhador", disse o prefeito. 

No laboratório serão formados grupos de pesquisa, cada qual com um foco diferente em mobilidade no transporte e no trânsito. Poderão se candidatar às bolsas de pesquisa desde estudantes do ensino médio até especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Os bolsistas receberão um apoio financeiro da Fundação USP (FUSP), que pode variar de R$ 351,90 e R$ 5.908,80, de acordo com o currículo que têm, experiência na área e horas de dedicação semanais ao projeto. 

Bilhete Único Semanal
Durante o evento, o prefeito Fernando Haddad anunciou que o Bilhete Único Semanal deverá entrar em operação a partir do dia 5 de abril. O novo cartão custará aos usuários cadastrados R$ 38 nas versões só ônibus ou só trilhos e R$ 60 para a integração das duas modalidades. Aqueles que já têm o Bilhete Único Mensal não precisam realizar um novo cadastro. No ato do carregamento, basta optar pela possibilidade do Bilhete Semanal, que terá validade de 7 dias a partir do primeiro uso.


Haverá ainda uma versão para usuário eventuais, que poderão adquirir o cartão com validade de 7 dias nos postos de vendas da SPTrans. Neste caso, o cartão válido para só ônibus ou só trilhos custará R$ 48 e o de integração, R$ 75. 

Inscrições para bolsas de pesquisa
Os pesquisadores interessados em trabalhar junto ao Laboratório deverão enviar currículo para o e-mail mobitec@prefeitura.sp.gov.br. Nesta primeira etapa, serão selecionados de 10 a 40 participantes. Os trabalhos terão início na primeira semana de abril, quando representantes da SMT irão se reunir com os bolsistas.


Os auxílios serão pagos pela Fusp conforme escolaridade e experiência comprovadas:


Nível 1: alunos de graduação; dedicação de 15 horas semanais: R$ 351,90
Nível 2: alunos do último ano ou do nível médio técnico; dedicação de 16 a 40 horas semanais: R$ 703,20
Nível 3: nível superior, sem vínculo empregatício; dedicação de 16 a 40 horas semanais: R$ 984,30
Nível 4: graduado, especialista em TI, com dois anos de experiência após a graduação, ou título de mestrado na área de TI: R$ 2.488,20
Nível 4A: graduado, especialista em TI com pelo menos quatro anos de experiência após a graduação: R$ 4.076,70
Nível 5: graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação, ou título de doutorado: R$ 5.908,80

Maratona Hacker da CET
Neste fim de semana o Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos para Mobilidade Urbana promove a sua primeira atividade, a "Hackatona da CET", uma maratona na qual hackers trabalharão por 28 horas seguidas no desenvolvimento de aplicativos voltados à mobilidade urbana. O evento, realizado também em parceria com a Fundação USP, terá início às 9 horas do sábado (22) e será encerrado às 13 horas do domingo (23). Ao final, os três melhores receberão prêmios no valor de R$ 10 mil, R$ 7 mil e R$ 5 mil, respectivamente. 


Confira a apresentação do Laboratório de Tecnologia e Protocolos Abertos para Mobilidade Urbana.


Fotos para download:
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3

Crédito: Fábio Arantes/Secom






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