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Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023 | Horário: 15:39
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Prefeitura atualiza Plano de Turismo Municipal para fomentar o setor

O documento é o norteador das políticas públicas de turismo de São Paulo

O Plano de Turismo Municipal (PLATUM) ganha versão atualizada e traz a perspectiva de atuação para fomentar e fortalecer o turismo na cidade entre 2024 e 2029.  O documento é o norteador das políticas públicas de turismo de São Paulo.

Para elaborar o documento, a Prefeitura determinou algumas etapas: atualização do inventário e diagnóstico do turismo, pesquisa com o Conselho de Turismo Municipal e com turistas e moradores por meio de formulário virtual. Além disso, foi elaborado um benchmarking inspiracional e, durante a 2ª Conferência Internacional de Turismo, realizada em outubro, as propostas foram validadas.

O objetivo do benchmarking foi trazer inspirações e referências de práticas e experiências de outros destinos, que seguem tendências e respondem questões que têm impactado o setor de turismo. A medida pretende inspirar soluções inovadoras em cinco temas:  governança, monitoramento, segurança, sustentabilidade e posicionamento de destinos.

Com o incremento da atividade turística em todo o mundo, segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC), a atividade turística representará, nos próximos anos, mais de 11% do PIB Global, sendo que atualmente chega a 9,2%. A tendência de crescimento mundial se confirma na cidade, onde atualmente o PIB representa em torno de 2,3% do PIB da cidade, equivalente a USD 5,74 bilhões.

“O turismo é uma atividade econômica de importância inquestionável e suas diversas camadas contribuem para o crescimento econômico das nações, dos Estados e das cidades, ocupando cada vez mais um lugar de destaque tanto como política pública quanto como atividade econômica”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Uma atividade com tamanho impacto merece um planejamento à altura e o PLATUM chega com a função de ser um guia importante para orientar os próximos passos, adequando a cidade às tendências globais”, conclui.

Além do diagnóstico do setor, o PLATUM também aponta algumas tendências, entre elas, a Blended Travel, que combina diversos objetivos numa viagem, como negócios e lazer. O mundo pós-pandemia também trouxe alguns perfis de turistas que se popularizaram, como os nômades digitais, que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Outra tendência diagnosticada é a contribuição das redes sociais para a definição de roteiros, passeios e até mesmo destinos, sobretudo no público com idade inferior a 45 anos.

No capítulo dedicado às estratégias para o turismo de São Paulo, foram organizadas ações divididas em cinco macro programas: inteligência e governança, calendário inteligente de eventos, segmentação e desenvolvimento territorial, aprimoramento da experiência do turista, promoção turística e apoio à comercialização.

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