Notícia na íntegra

Quarta-feira, 5 de Agosto de 2015 | Horário: 13:30
Compartilhe:

Prefeitura cede terreno em Itaquera para construção de centro cultural

O prefeito Fernando Haddad assinou nesta quarta-feira (5) a cessão de um terreno de mais de 40 mil metros quadrados em Itaquera, zona leste, para a instalação de um complexo cultural, que será construído pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O equipamento integrará o Polo Institucional de Itaquera, iniciativa de atração de investimentos e de implantação de equipamentos para o desenvolvimento local.

“Quando este equipamento estiver pronto, o polo de Itaquera vai se transformar ainda mais. Já tem Fatec [Faculdade de Tecnologia] e Etec [Escola Técnica Estadual], vai ter Sesi e Senai, complexo cultural, a arena e a lei de incentivo da zona leste. Tudo isso vai se combinando virtuosamente para mudar a cara da zona leste, onde vivem 4 milhões de moradores”, afirmou Haddad.

De acordo com o documento assinado nesta manhã, o terreno localizado entre as avenidas Professor Engenheiro Andervan Machado e Miguel Inácio Curi foi cedido por 99 anos. No total, são 40.674,48 metros quadrados de área, ao lado da Arena Corinthians e da estação Corinthians-Itaquera do metrô.

O complexo cultural terá um teatro com 800 lugares com palco reversível, o que permite atender por volta de mais 1.500 pessoas ao ar livre. No local serão oferecidos cursos de formação e especialização em arte e cultura e um centro de incentivo à matemática e às ciências, com midiateca e exposições temporárias. A previsão é que sejam investidos R$ 32 milhões.

O projeto apresentado nesta manhã prevê 8,5 milhões de metros quadrados de área construída, integrados à praça existente no local. A construção terá acessibilidade e recursos de sustentabilidade, como reuso de água, eficiência energética e telhado verde.

“Há uma carência na zona leste de São Paulo de um centro cultural, de teatro. Essa parceria com a prefeitura permite que o Sesi construa este complexo para atender milhões de pessoas. Com a assinatura desta escritura, dentro de dois anos e meio a três anos poderemos inaugurar este centro cultural”, disse Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Acompanharam a cerimônia a vice-prefeita Nádia Campeão e os secretários municipais Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Gabriel Chalita (Educação), Francisco Macena (Governo), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano) e Nunzio Briguglio (Comunicação).


Escolas
O Polo Institucional de Itaquera receberá também um complexo educacional com escolas do Sesi e do Senai. Para viabilizar investimentos privados de R$ 113,8 milhões, a prefeitura cederá mais 5 mil metros quadrados de terreno no local, por meio de projeto encaminhado à Câmara Municipal. A escola do Sesi terá  13.000 metros quadrados, onde estudarão 36 turmas de ensino fundamental e 12 turmas de ensino médio, em um total de cerca de 1.500 alunos.

Já a escola do Senai terá 17.500 metros quadrados e oferecerá em média 20.000 matrículas por ano, em cursos profissionalizantes e técnicos em áreas como metalmecânica, telecomunicações, meio ambiente, design, logística, alimentos, entre outros.


Imagens para download:
Crédito: Cesar Ogata/Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn