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Sexta-feira, 15 de Março de 2019 | Horário: 11:49
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Prefeitura concede Selo de Acessibilidade Arquitetônica à Gol

Certificado atesta que empresa ou equipamento público respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo
1470026-Entrega do Selo de Acessibilidade Concedido a Gol

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), entrega nesta sexta-feira (15) o Selo de Acessibilidade Arquitetônica à companhia aérea Gol, pela inovadora rampa de acesso às aeronaves.

“Mais do que sair multando as pessoas que não respeitam a legislação, a entrega deste selo é um reconhecimento a uma empresa que investiu para poder garantir acessibilidade. É um equipamento importante para que não voltemos a ter casos, como já tivemos, de pessoas precisando ser carregadas no colo pela falta de um equipamento como este. É uma questão de respeito e de garantia de direitos a todos”, disse o prefeito Bruno Covas.

O Selo, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para equipamentos públicos ou privados, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca o significado desta certificação: “Cada Selo concedido é uma conquista em termos de respeito aos direitos das pessoas com deficiência. No caso específico, inovador, a Gol conseguiu resolver uma questão-chave, o embarque de pessoas com deficiência, principalmente cadeirantes, motivo de muitos problemas e reclamações”.

Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

“A Gol investe constantemente em frentes de atendimento que proporcionam, além de uma experiência de viagem agradável, a possibilidade de promover a igualdade entre os clientes e colaborar com o meio-ambiente. É muito gratificante para o nosso time receber este importante reconhecimento do nosso trabalho”, declarou José Luiz Belixior Jr., diretor de Operações Aeroportuárias da Gol.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi, explica o que é avaliado pelo órgão: “Para que um equipamento receba o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050”.

Mais informações sobre o Selo de Acessibilidade Arquitetônica acesse o site.

 

Sobre a Rampa de Acesso da Gol
A rampa exclusiva para embarque e desembarque remoto é uma iniciativa que faz parte dos investimentos da companhia em acessibilidade e inclusão e tem como objetivo facilitar o acesso às aeronaves, que não possui pontes de embarque, os chamados fingers.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma quase idêntica ao das escadas já utilizadas, sendo conectado à aeronave no momento do embarque e do desembarque. O equipamento possui ainda abastecimento solar, capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

A rampa de acesso foi lançada com exclusividade em 2016 nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Hoje já está presente também nas bases de Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE), Teresina (PI), além de Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Aracaju (SE).

Características  técnicas : 

  • Não motorizada, é de fácil operação;
  • Atende a todos os tipos de passageiros, especialmente pessoas com deficiência, seguindo a norma NBR 9050;
  • Possui três lances de rampa;
  • Composta de quatro sapatas que suportam 25 toneladas por unidade;
  • Possui cobertura;
  • Atende toda a família B737 nas portas dianteira e traseira;
  • Possui piso antiderrapante;
  • Iluminação com LED alimentada por painel solar;
  • Baixa manutenção;
  • Capacidade para 66 pessoas;
  • Facilidade de pré-embarque;
  • Operação por duas pessoas;
  • Design com 7,11º de inclinação (Conforme NBR 9050);
  • Altura de atendimento de 2,50 a 3,07 metros de altura;
  • Carga de trabalho igual a 320 kg por metro quadrado;
  • Sapatas de acionamento interligadas proporcionando rapidez e segurança.

 

Fluxo de veículos em Congonhas
Antes da entrega do selo, o prefeito Bruno Covas acompanhou o primeiro dia do projeto piloto para melhorar as áreas de embarque e desembarque de táxis, carros de passeio e aplicativos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital.

A partir de hoje, táxis de todas as categorias passarão a atender no piso superior os passageiros que deixam o aeroporto. Quem estiver chegando de táxi ao aeroporto também terá de acessar o piso superior, em frente à área de check-in das companhias aéreas. Somente neste local, carros particulares e de aplicativos também farão o desembarque de passageiros. O piso inferior será destinado a todos os carros particulares e de aplicativos que chegam ao aeroporto sem passageiros. Neste local, serão feitos os embarques de quem está saindo das aeronaves e não utilizará o serviço de táxi

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