Notícia na íntegra
Prefeitura cria Núcleo de Gênero e Sexualidade na rede de ensino
Na noite da última sexta-feira (27) a Prefeitura de São Paulo criou uma nova portaria que estabelece o “Núcleo de Gênero e Sexualidade”. A parceria, realizada pelas secretarias municipais de Educação e Políticas para Mulheres, tem como objetivo implementar políticas voltadas a igualdade de gênero e de sexualidade nas Unidades Educacionais de toda a Rede Municipal de Ensino. Em comemoração ao mês da mulher, a assinatura foi realizada durante o show com a cantora Leci Brandão, no CEU Quinta do Sol, zona leste da cidade.
“Essa portaria dialoga com uma causa muito justa e muito antiga que é preservar, valorizar e proteger a mulher na cidade de São Paulo. Nós sabemos que a nossa cidade ainda tem muitas vítimas e esta é uma maneira muito importante de dizer que nós estamos tomando medidas importantes para que as mulheres sejam preservadas no mês da mulher”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
O núcleo ficará subordinado à Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação e será coordenado por um profissional da educação do quadro do Magistério Municipal, designado para a função. Serão abordadas questões sobre sexualidade, gravidez na adolescência, proteção para a mulher, maternidade responsável e doenças sexualmente transmissíveis.
“Esta perspectiva de estudar gêneros na rede municipal ajuda a termos uma formação humana de pessoas que respeitam pessoas. O ser humano precisa ser respeitado, independente do seu gênero, da sua classe social, da sua etnia ou da sua orientação sexual. É a compreensão de que todos nós merecemos respeito”, afirmou o secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita.
Nesta parceria, caberá à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, dar suporte, apoiar e acompanhar as ações referidas, por meio da sua Assessoria de Ações Temáticas.
“Nós sabemos que professores e professoras abrem perspectivas para estratégias que visam conter e eliminar os sexíssimos e a homofobia no sistema educacional, seja modificando a linguagem no currículo, nos livros didáticos, seja também desenvolvendo novos princípios pedagógicos ou novas práticas educativas”, afirmou a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Denise Motta Dau.
Esta política, fundamentada no Plano de Educação de Políticas para Mulheres durante a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, vai de encontro às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), presentes nas Conferências de Educação, atendendo uma demanda da sociedade civil.
Março, mês da mulher nos CEUs
Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, durante todo o mês de março os Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberam shows gratuitos das cantoras Negra Li, Elza Soares e Leci Brandão. As atrações serão encerradas no dia 31 de março com show de Negra Li no CEU Navegantes.
Além disso, o espetáculo Palavra de Mulher, com as atrizes Tania Alves, Lucinha Lins e Virgínia Rosa, chegou gratuitamente aos CEUs Aricanduva (zona leste), Vila Atlântica (zona norte) e Casa Blanca (zona sul). Durante o mês, também foram realizados saraus, rodas de samba, exibições de filmes, ações sociais, diálogos, exposições e palestras com o envolvimento de toda a comunidade das regiões.
Fotos para download
Crédito: Leon Rodrigues / SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk