Notícia na íntegra
Pontos de coleta de lixo eletrônico em parques já receberam mais de 3 toneladas de material
Os pontos de coleta de lixo eletrônico disponibilizados em parques municipais já receberam mais de 3 toneladas. Além de não custar nada aos cofres públicos, a iniciativa, em pouco mais de três meses, apresentou um resultado bastante positivo: os 3.678 kg arrecadados são equivalentes a 12.635 kW/h de energia economizada e 1,2 tonelada de CO² deixaram de ser emitidos o que representa retirar 276 carros da cidade por um dia (cálculo de veículo econômico movido a gasolina percorrendo 20 km em um dia e o desligamento de 200 aparelhos de TV por um mês todo (cálculo de uma TV de 200w ligada por 30 dias, 10 horas por dia).
Os coletores foram instalados por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente em parceria com o Movimento Greenk (criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico), e o Principado de Mônaco, em 15 parques da cidade.
Desde a instalação dos locais de descarte nos principais parques da cidade, 35 coletas já foram realizadas, o que demonstra o total de engajamento da população na conscientização sobre o descarte correto do lixo eletrônico. O Parque Ibirapuera é o que tem arrecadado o maior volume de e-lixo, com mais de 1.133 kg, seguindo do Parque da Aclimação com cerca de 600 kg.
Os postos de descarte foram desenvolvidos para receberem celulares, computadores, notebooks, teclados, fios, mouses, impressoras, entre outros equipamentos eletrônicos. De acordo com a legislação, todo o e-lixo é recolhido por empresas certificadas e homologadas pela GREEN Eletron, entidade fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para promover a Economia Circular dos eletrônicos no Brasil.
Os equipamentos em condições de uso são reciclados e doados para escolas públicas. Já os produtos e peças que estiverem fora de uso seguem para empresa ambiental certificada, que irá desmontá-los para que os diferentes materiais sejam reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima.
“Além de conscientizar a sociedade sobre a importância do assunto para o meio ambiente e para a economia, com a instalação dos pontos públicos de coleta cumprimos uma etapa muito importante: facilitar o acesso da população aos locais de descarte correto de lixo eletrônico”, afirma Fernando Perfeito, do Movimento Greenk.
A parceria com o Principado de Mônaco reforça o posicionamento responsável do país, reconhecido internacionalmente por apoiar diversas causas sustentáveis.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sétimo maior produtor de e-lixo do mundo e segundo nas Américas, com 1,5 milhão de toneladas/ano. Deste montante, apenas 3% são descartados corretamente.
Sobre o Movimento Greenk
O Movimento Greenk foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, principalmente do e-lixo das chamadas linha verde e marrom (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, monitores, aparelhos de tv e rádio, entre outros). Greenk é a junção das palavras Geek (apaixonado por tecnologia) com Green (verde e meio ambiente).
Confira a relação dos pontos de descarte de lixo eletrônico:
- Parque Ibirapuera, avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3;
- Parque Trianon, rua Peixoto Gomide, 949;
- Parque Prefeito Mário Covas, avenida Paulista, 1853;
- Parque Independência, avenida Nazareth, s/nº;
- Parque do Chuvisco, rua Ipiranga, 792 – Jardim Aeroporto;
- Parque Lina e Paulo Raia, rua Volkswagen, s/nº;
- Parque Buenos Aires, avenida Angélica, 1.500;
- Parque do Povo, avenida Henrique Chamma, 420;
- Parque da Aclimação, rua Muniz de Souza, 1.119;
- Parque Burle Marx, avenida D.Helena Pereira de Moraes, 200;
- Parque Piqueri, rua Tuiuti, 515;
- Parque do Carmo, avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera;
- Parque Vila Guilherme/Trote, rua São Quirino, 905;
- Sede da Prefeitura de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 – Centro;
- Prédio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, rua do Paraíso, 387.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk