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Terça-feira, 30 de Janeiro de 2018 | Horário: 11:46
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Prefeitura de São Paulo inaugura novo sistema do Bike Sampa começando com 25 estações

Patrocinada pelo Itaú, iniciativa será operada pela tembici., e vai disponibilizar 2.600 bicicletas em 260 estações na região central e em terminais na periferia
1535323-Inauguração do Bike Sampa

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 30 de janeiro, o novo Bike Sampa, que traz a tecnologia de um dos mais modernos e robustos sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o novo modelo de compartilhamento traz facilidades como permitir que o usuário leve a bicicleta para casa.

Patrocinada pelo Itaú, o sistema será operado pela Tembici. Nessa primeira fase, serão 25 estações, com 250 bicicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, como o Largo da Batata,em Pinheiros. A implantação completa do sistema será realizada até o fim do semestre, com a instalação de 260 estações e 2.600 bikes.

Uma das novidades são as diversas formas de acesso ao projeto de compartilhamento. Os planos deverão ser adquiridos via cartão de crédito ou dinheiro, e as bicicletas poderão ser retiradas por aplicativo, cartão de transporte ou cartão de usuário. Haverá também a possibilidade de o usuário não cadastrado no sistema comprar o plano diretamente nas estações com totem de atendimento, ou seja, sem necessidade de cadastro prévio no site do Bike Sampa. Essa é uma forma de democratizar o sistema e permitir acesso a todos.  Cerca de 30% das estações oferecerão esse diferencial, todas distribuídas em locais estratégicos de São Paulo.

O usuário poderá adquirir um dos planos pelo site, aplicativo e ponto físico de atendimento. A compra de um plano dará direito a viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso as viagens tenham mais que 60 minutos, e a regra do intervalo não for respeitada, os excedentes serão tarifados em R$ 5 acada uma hora excedente. 

Estações

Outra novidade é um novo modelo de empréstimo de bikes para a população: o Estação Bike, que disponibilizará 500 bicicletas distribuídas em cinco estações, localizadas em terminais de transporte público de áreas com grande movimento. O usuário que retirar uma bike em uma dessas estações poderá usá-la por até 12 horas consecutivas. Ou seja, será possível ir com ela para casa, após o retorno do trabalho, e devolvê-la no dia seguinte na mesma estação.

Para ter direito à retirada nesse modelo, é necessário que o usuário tenha adquirido qualquer um dos planos disponíveis e que ele esteja válido no momento do empréstimo.

Os locais definidos para  utilizar o Estação Bike foram: os terminais de ônibus de Itaquera e Tatuapé, na Zona Leste; Capelinha e Jabaquara, na Zona Sul; e Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. A previsão é que duas estações desse modelo estejam disponíveis para a população até 2 de março.

“Oferecer a possibilidade do serviço de bicicleta compartilhada é um passo muito importante na direção da mobilidade ativa na cidade de São Paulo. As pessoas poderem usar bicicletas sem serem donas, podendo recolhê-las ou devolvê-las onde acharem melhor, oferece flexibilidade e a oportunidade de se deslocarem na cidade de bicicleta”, diz Sérgio Avelleda, secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Para Avelleda, o novo programa de compartilhamento de bikes beneficia a mobilidade em todas as regiões da cidade de São Paulo: "A gestão do prefeito João Doria valoriza a mobilidade ativa. O  novo programa das bikes compartilhadas vai favorecer o uso de bicicletas com multioperadores, com acesso pelo Bilhete Único e implantação de bicicletas na região periférica da cidade. Trata-se de uma política pública de grande êxito”, conclui ele.

A superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, diz que o objetivo da troca do sistema é tornar a experiência do compartilhamento de bicicleta na capital paulistana mais segura, confortável, eficiente e sustentável.

“É uma nova fase do Bike Sampa que se inicia, com novos equipamentos e tecnologias inovadoras. Esse novo momento é mais uma demonstração do quanto nós acreditamos cada vez mais na causa da mobilidade urbana e na relevância que as bicicletas podem ter como meio de transporte nas cidades”, destaca Luciana.

Tomás Martins, CEO da tembici., afirma estar satisfeito por implantar no Brasil o sistema mais utilizado de bicicletas compartilhadas no mundo. “Além de trazer nova tecnologia, nós estudamos os sistemas de mais sucesso e aplicamos os processos de gestão e distribuição das estações no novo Bike Sampa. A tembici. repensou todo o projeto, e o usuário agora poderá contar com um projeto de bicicletas compartilhadas funcional para seu dia-a-dia”, ressalta.

“Estamos entusiasmados em trazer a mais recente tecnologia de compartilhamento de bicicletas sustentável para os habitantes de São Paulo e contribuir para o espírito icônico da cidade através deste importante marco do projeto de mobilidade do Brasil”, comemora Luc Sabbatini, CEO da PBSC Urban Solutions. “Encontramos parceiros fortes no Itaú e na tembici., e acreditamos que essa colaboração resultará em um dos melhores sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo.”


VEJA O QUE MUDA

Nas bicicletas:

- design mais moderno e exclusivo para compartilhamento, sendo mais leves, ergonômicas e robustas;

- cesto adaptável para o tamanho da bagagem de mão do ciclista, sem acumular água ou sujeira;

- pneus com lados reflexivos e Aro 24 proporcionam uma pedalada mais dinâmica, segura e confortável. Possui tecnologia antifurto, exclusiva no Brasil;

- cobre-corrente, que protege a roupa do ciclista;

- banco confortável e canote de selim com marcas para ajuste de altura;

- sistema de freio “Roller Brake” (freio de rolete), que garante freadas mais seguras;

- configuração de marchas para três velocidades;

- refletores frontais e traseiros com sistema de iluminação “Dynamo”, com 10 mil horas de vida útil e que permanece aceso por até 90 segundos, dando mais segurança ao ciclista que aguarda no semáforo;

- dispositivo de trava com sistema antifurto.

Nas estações:

- layout exclusivo, sendo concebidas para operar de forma ágil, inteligente e simples;

- abastecimento por painéis solares que garantem a autossuficiência energética (preparadas para eventual uso de bicicletas elétricas);

- solução modular para as bicicletas, sendo possível adicionar ou removerdocks (suporte de estacionamento de bicicletas), conforme a necessidade, sem precisar de fixação ao solo;

- média de 18 vagas por estação;

- quiosques com interface de pagamento digital, de forma mais didática e de fácil utilização, com comunicação sem fio que agiliza o processamento de pagamentos e a transmissão de dados.

No aplicativo, o ciclista pode:

- planejar o passeio, pagar e desbloquear a bicicleta com o código gerado pelo aplicativo;

- encontrar estações próximas manualmente ou usando o GPS do dispositivo;

- encontrar bicicletas disponíveis por pontos de devolução livres;

- marcar as estações favoritas;

- encontrar rota para um destino com informações de distância e elevação;

- registrar as viagens com o GPS.

Regras de utilização do novo Bike Sampa:

-  o cadastro deve ser atualizado no site www.bikeitau.com.br ou pelo aplicativo Bike Itaú;

- o usuário só pode pegar uma bicicleta emprestada se tiver um plano válido;

- todos os planos dão direito ao cartão do usuário (opcional). O valor do cartão com o frete é de R$ 5;

- os planos mensal e anual podem ser adquiridos pelo aplicativo Bike Itaú (disponível para sistemas Android e IOS), no site www.bikeitau.com.br e no ponto físico de atendimento na Rua José Bento, 314, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com pagamento somente em dinheiro;

- os planos diários e para três dias podem ser comprados pelo aplicativo Bike Itaú, no site e também diretamente nas estações de autoatendimento. Não haverá venda na sede física;

- o usuário poderá fazer viagens ilimitadas de até 60 minutos, com intervalos de 15 minutos entre elas. Caso tenham mais que 60 minutos, e a regra do intervalo não for respeitada, a  hora excedente será tarifada em R$ 5;

- viagens sem respeitar o intervalo de 15 minutos serão tarifadas à parte, no valor de R$5, acada 60 minutos excedentes;

- as viagens que não excederem o período normal de uso não terão qualquer pagamento adicional. Porém, se o usuário retirar a bicicleta antes do intervalo de 15 minutos, sua utilização será cobrada e contabilizada como se fosse uma só viagem;

- o empréstimo da bicicleta pode ser feito através do App, diretamente na estação, usando o cartão do usuário ou o Bilhete Único, que o usuário deve cadastrar no site ou aplicativo;

- os valores dos planos são: diário, R$ 8; por três dias, R$ 15;  mensal, R$ 20; e anual, R$ 160;

- o pagamento pode ser realizado pelo App Bike Itaú, no site www.bikeitau.com.br;  nos totens de autoatendimento, mas somente com cartão de crédito; e na sede do Bike Sampa, em dinheiro, localizada à Rua José Bento, 314, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

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