Notícia na íntegra
Prefeitura de São Paulo quer estabelecer padrão de qualidade no atendimento ao cidadão
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, lançou nesta terça-feira (18) Política de Atendimento ao Cidadão com o objetivo de estabelecer diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.
Conforme decreto de número 58.426, assinado nesta data pelo prefeito Bruno Covas, a medida cria linhas de conduta para a promoção e acompanhamento da qualidade dos serviços municipais, assegurando atendimento mais integrado, ágil e eficiente.
"Esta é uma medida que valoriza a atribuição primordial da Prefeitura: o bem servir à população”, destaca o prefeito.
A nova política institui boas práticas orientadas para os direitos dos cidadãos e propõe a atuação integrada dos diferentes órgãos, assim como a redução da burocracia e a simplificação dos procedimentos.
“Os governos precisam atuar de forma proativa e atenta, antecipando as necessidades dos cidadãos. A integração das operações e bases de dados é fundamental neste processo”, explicou Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
A iniciativa também traz como benefícios a ampliação da transparência quanto aos processos da Prefeitura de São Paulo. A Carta de Serviços - base oficial de informações disponível para consulta nos canais SP156 – será expandida destacando as particularidades de cada serviço, como prazos, documentos e taxas necessários, além da legislação relacionada, entre outros dados, em linguagem cidadã e acessível.
A Política de Atendimento ao Cidadão também aponta o norte quanto a conceitos relacionados à acessibilidade, à priorização dos canais eletrônicos de atendimento, além da capacitação e treinamento técnico constante dos servidores públicos.
Leia também:
Prefeitura institui código de proteção ao usuário de serviços públicos
Prefeitura de São Paulo cria Conselho de Usuários, que avaliará a qualidade dos serviços públicos
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk