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Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022 | Horário: 14:01
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Prefeitura destaca importância de obras em estações do Metrô para a mobilidade na cidade

Além da ampliação das estações na Vila Prudente, foi anunciada a contratação de projeto e obra das estações Boa Esperança, Jacu-Pêssego e Pátio Ragueb Chohfi

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (24) as obras de ampliação das estações da Vila Prudente, que inclui os terminais das linhas 2-Verde (subterrânea) e 15-Prata (elevada). A obra é feita para melhorar o fluxo da demanda de passageiros nas duas linhas e quando estiver pronta a extensão da Linha 2-Verde até Penha e da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes.

Para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, essa obra no metrô é importante para a melhoria da mobilidade na região de Vila Prudente e qualidade de vida da população. “Quero destacar que o governante tem que olhar para todos e fazer obras que mudam a vida do cidadão, sejam elas com custo de R$ 3 milhões ou R$ 1 bilhão. Essa obra vai ajudar ainda mais a cidade de São Paulo que é pujante e será muito mais”, frisou Ricardo Nunes.

Além da ampliação das estações na Vila Prudente, foi anunciada a contratação de projeto e obra das estações Boa Esperança, Jacu-Pêssego e Pátio Ragueb Chohfi, da Linha 15-Prata do monotrilho, operado pelo Metrô de São Paulo. A extensão da Linha 15, que hoje liga a Vila Prudente à Estação Jardim Colonial, fará com que o monotrilho chegue até a avenida Jacu-Pêssego.

O vice-governador, Rodrigo Garcia, destacou a grandeza dessas obras anunciadas hoje. “Vamos começar uma obra da estação de R$ 54 milhões que irá melhorar a fluidez dos passageiros, principalmente nessa Linha 2 que vai até a Marginal e de lá até Guarulhos. É a segunda maior obra da América Latina. A primeira é a linha 6 do Metro que ligará Brasilândia ao centro de São Paulo”, disse.

Garcia lembrou os investimentos em mobilidade feitos pelo Estado na capital paulista. “A parceria em obras de mobilidade com a Prefeitura é muito importante porque conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas reduzindo o tempo que levam no transporte público. Vamos em setembro vamos anunciar, no Museu do Ipiranga, durante o bicentenário da Independência a extensão do monotrilho até o Museu”, completou Rodrigo Garcia.

Interligação

Ordem de Serviço para início das obras da viga de reforço da interligação entre a Linha 15-Prata e a Linha 2-Verde, faz parte de um projeto maior em andamento para ampliação de todo o complexo de estações da Vila Prudente, que inclui os terminais das linhas 2-Verde (subterrânea) e 15-Prata (elevada). A obra é feita para melhorar o atendimento após o aumento da demanda de passageiros previsto com a ampliação da Linha 2-Verde – já em obras no trecho até Penha - e da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes.

O Metrô está investindo R$ 54 milhões nesse projeto que também vai inserir mais 10 escadas rolantes, novos sanitários e aumento da iluminação, melhorando o fluxo de circulação e trazendo mais conforto aos passageiros. Na estação da Linha 2, que é subterrânea, serão instaladas mais quatro escadas rolantes – duas em cada plataforma -, proporcionando mais fluidez no acesso aos trens.

Além de trazer mais comodidade, as melhorias no entorno atenderão ao alto fluxo de pessoas da região, que após a chegada das estações ganhou diversos empreendimentos comerciais, residenciais e instituições de ensino. A meta é concluir todos os trabalhos até o final de 2023

Linha 15

A extensão da Linha 15, que hoje liga a Vila Prudente à Estação Jardim Colonial, fará com que o monotrilho chegue até a avenida Jacu-Pêssego. Com investimentos de mais de R$ 1 bilhão, a estimativa é entregar as duas estações e o Pátio em 2024. Quando concluída a extensão até Jacu-Pêssego, a Linha 15-Prata terá 18,2 km de extensão operacional, com 13 estações, dois pátios e duas subestações de energia.

Com o novo trecho, será possível transportar diariamente cerca de 485 mil pessoas na Linha 15-Prata, facilitando o trajeto de quem vem da zona leste com destino às regiões da Paulista, sul e sudoeste da capital. Diminuindo o tempo do trajeto em até 50%, dando mais qualidade de vida a população da Zona Leste.

Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil que conecta as regiões leste e sudeste à toda rede de trilhos de São Paulo. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.

 A linha agora tem 15,3 km de extensão e 11 estações. No início da atual gestão, em 2019, uma das primeiras medidas foi ampliar a operação para o horário integral, também retomando e concluindo as obras de outras quatro estações, além de iniciar a construção da estação Jardim Colonial, entregue à população no final de 2021. Essas medidas aumentaram a capacidade de transporte da Linha 15, que também passou a ser a linha do Metrô mais bem avaliada pelos passageiros.

 O Metrô trabalha ainda na ampliação da linha no sentido oeste – em fase final de projeto para licitar as obras - que vai construir a estação Ipiranga, conectando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM. Com a expansão total, a linha deve chegar ao total de 14 estações e 20 km de Ipiranga a Jacu-Pêssego, podendo transportar 485 mil pessoas por dia.

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