Notícia na íntegra

Segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2021 | Horário: 11:57
Compartilhe:

Prefeitura digitaliza serviços de pesquisa e de agendamento de empréstimos para Biblioteca Mário de Andrade no SP156

Opções incluem devolução de livros, avaliação do serviço e indicação de obras para o acervo; Solicitações também estão disponíveis na Central telefônica

Primeira da cidade de São Paulo e maior do Estado, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade agora conta com sete serviços digitalizados. Quem desejar saber quais são os materiais que a Biblioteca possui, quiser indicar obras para compor o acervo, fazer sugestões ou elogios só precisa acessar o portal ou ligar para a central telefônica 156. E mais: o agendamento para realizar presencialmente o empréstimo e devolução de livros também está no pacote! 

Embora já fosse possível solicitar grande parte dos serviços pelo e-mail da Biblioteca, a padronização no SP156 tem vantagens para o público, para os servidores e para a administração.  

A centralização de solicitações e dados permite a produção de relatórios e indicadores que ajudam no planejamento da Biblioteca Mário de Andrade. Além disso, estar no SP156 permite que esses serviços tenham maior visibilidade e alcance entre a população. 

A digitalização é feita pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).  

“Digitalizar serviços no SP156 é garantir padrão de qualidade e transparência, além de democratizar o acesso ao acervo de uma biblioteca histórica”, disse o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. 

O setor de Atendimento da Biblioteca Mario de Andrade, sob supervisão da bibliotecária Paloma Altran, estabeleceu as diretrizes e coordena a implantação internamente. “A parceria foi fundamental para viabilizar o atendimento presencial ao público durante a pandemia. O serviço de agendamento de empréstimo e de devolução de obras permite que as atividades sejam realizadas seguindo todos os protocolos necessários para garantir a segurança e saúde de todos: público, funcionários e acervos”, afirmou Altran.  

Com o serviço via canais do SP156, toda a pesquisa e seleção das obras solicitadas pelos cidadãos é feita pela equipe de atendimento e, a partir do agendamento, os munícipes comparecem à biblioteca para emprestar os materiais de seu interesse sem que haja filas ou aglomerações.  

Mesmo quem não possui cadastro no Sistema Municipal de Bibliotecas ou que esteja com o seu cadastro vencido pode solicitar o serviço de agendamento de empréstimo. O serviço foi estruturado de modo a conseguir atender toda pessoa que tiver interesse, seja usuário já cadastrado ou não, dando a possibilidade para que todos os interessados possam emprestar livros. 

Ainda há o serviço de elogios e sugestões para o atendimento ao público, programação cultural e demais serviços prestados pela Biblioteca.

Por conta da pandemia, somente as solicitações realizadas via "Agendar empréstimo de livros" e "Agendar devolução de livros" estão sendo executadas presencialmente.  As atividades da Programação Cultural permanecem todas online, pelo canal do YouTube da Biblioteca. Todas as equipes seguem trabalhando e os interessados podem solicitar os demais serviços digitalmente:  

Agendar empréstimo de livros

Agendar devolução de livros

Solicitar pesquisa no acervo

Indicar obras para o acervo

Fazer uma sugestão

Fazer um elogio 

- Fazer uma reclamação

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn