Notícia na íntegra

Quarta-feira, 27 de Abril de 2016 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Prefeitura disponibiliza mapa histórico de 1930 no Geosampa

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou, por meio da plataforma Geosampa, mais uma opção de pesquisa. Os cidadãos poderão acessar a partir de agora um mapeamento feito com imagens aéreas registradas entre 1928 e 1933 pela empresa italiana Societá Anonima de Rilevamenti Aerofotogrammetrici (SARA). Na época, o projeto fez com que São Paulo fosse a primeira cidade no mundo a produzir cartas detalhadas em escala cartográfica com dimensão 1:1.000.



Este novo recurso permite sobrepor ao mapeamento histórico informações atuais, como por exemplo linhas de ônibus, equipamentos urbanos e  drenagem.



O Sara Brasil é um levantamento pioneiro feito com uma técnica chamada aerofotogrametria, que consiste em um mapeamento feito a partir de fotos aéreas. Além dele, o Geosampa conta com mais três mapas-base disponíveis: político-administrativo (com a divisão por subprefeitura), de topografia (com a representação do relevo) e ortofoto (representação fotográfica).



Geosampa


O Geosampa é um portal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), feito por meio do Departamento de Informações (DEINFO) e desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM). Lançada em dezembro do ano passado, a plataforma reúne mais de 150 bancos de dados diferentes que podem ser aplicados no mesmo mapa.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn