Notícia na íntegra
Prefeitura distribui 50 mil kits para teste rápido de dengue
Preocupada com o aumento de casos de dengue na cidade de São Paulo, a Prefeitura reforçou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma das açõesé a realização do teste rápido em pacientes com suspeita da doença. A confirmação sai em apenas em 20 minutos.
Para essa iniciativa, a Prefeitura investiu R$1.066.500,00 na compra de 50 mil kits de teste rápido. O material foi distribuído em todas as unidades de saúde e será utilizado até a 10ª semana epidemiológica (1ª quinzena de março). Mais de 1,1 mil profissionais de saúde foram capacitados para fazer esse exame em todo o município.
“A Prefeitura tomou a decisão de colocar em todas as unidades neste ano exatamente porque, em 2014, observamos que a rápida confirmação acelera as ações de controle. É importante que a Secretaria saiba que o paciente está com dengue e, assim, acione os agentes de vigilância, que farão visitas à residência do paciente com diagnóstico positivo e aos vizinhos, como ação de bloqueio à transmissão na área”, explica o secretário Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Padilha.
O teste rápido é uma estratégia importante de prevenção da dengue porque o poder público consegue atuar com mais precisão nas regiões onde há maior incidência da doença. Iniciar essa ação em janeiro,antes do período de grande incidência da doença, ajuda a bloquear a transmissãoe reduzir os riscos de epidemia.
O mapeamento das áreas de maior incidência e a identificação de pontos estratégicos serão utilizados para a definição das estratégias de prevenção como a programação de visitas quinzenais em comércios de sucatas e potencial acúmulo de água parada, aplicação de larvicidas, operações de Cata-Bagulho, arrastões, distribuição de telas para cobertura de caixa d’água e nebulização.
Procedimentos dos testes
A adoção do teste rápido não altera a conduta de atendimento. O paciente com diagnóstico confirmado recebe orientações para o reestabelecimento da saúde de acordo com protocolos do Ministério da Saúde, com respeito a eventuais comorbidades e sinais de gravidade.
Com mais de sete mil atendimentos realizados no último ano, as tendas que também realizam o teste rápido devem ser instaladas com dois meses de antecedência em 2016, já a partir da segunda quinzena de fevereiro.
“O teste rápido de 20 minutos é indicado para usuários com sintomas da doença que comparecem às unidades. Além do teste rápido, a Secretaria Municipal de Saúde vai agilizar o resultado dos hemogramas em até 24 horas. Este exame que indica o número de plaquetas, anemias e situações de risco e indica a gravidade do caso”, dizPadilha.
Redução do tempo de diagnóstico
A SMS repactuou com os laboratórios referenciados, nesta semana, o tempo de entrega de resultados dos exames de sangue de pacientes com suspeita de dengue. Para isso, os técnicos criaram o “hemograma dengue”, específico para diagnóstico da doença.
Anteriormente, quando uma Unidade Básica de Saúde (UBS) solicitava o exame para algum dos sete laboratórios contratados pela Prefeitura, o resultado com o diagnóstico demorava cerca de uma semana. Agora, o prazo máximo é de 24 horas.
A redução do tempo é importante porque acelera o diagnóstico e o início do tratamento. Nos Prontos-Socorros, Pronto-Atendimentos e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24h os resultados sairão em até duas horas depois de colhido o material. Nas AMAs tradicionais o “hemograma dengue” ficará pronto em até 3 horas.
Conscientização da população
Ao mesmo tempo, a Prefeitura está tentando conscientizar os paulistanos sobre a prevenção contra a dengue. Com apoio de 100 soldados do Exército Brasileiro, um grupo formado por dois mil agentes de zoonoses e oito mil agentes de saúde vai realizar um trabalho porta a porta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 80% dos focos do Aedes Aegypti estão dentro das casas, por isso é fundamental ter a participação e colaboração da população no combate ao mosquito.
Inicialmente, as ações serão nos bairros de Freguesia do Ó e Pirituba. Para o coronel Giovani Marcelo Puppio, a parceria com as forças armadas é fundamental para alertar a população sobre a gravidade do risco de epidemia e a necessidade de prevenção.
“O apoio do Exército ao trabalho do agente de zoonoses dá credibilidade durante a abordagem e mostra ao morador a seriedade e a importância de abrir a porta para a inspeção. Em 2014 fizemos uma abordagem para o município de São Paulo e, neste ano, será destacado um efetivo maior, de 900 homens para todo o Estado, numa segunda fase da operação”, explica o coronel.
Leia mais:
São Paulo intensificará ações de combate à dengue no próximo ano
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk