Notícia na íntegra
Prefeitura entrega reforma e requalificação do auditório da biblioteca Hans Christian Andersen

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, entregou neste domingo (5) a reforma e requalificação do auditório da Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, no bairro do Tatuapé, Zona Leste da capital (Av. Celso Garcia, 4142), com a presença do prefeito Bruno Covas e do secretário de Cultura, André Sturm.
Com esta requalificação, o complexo formado pela biblioteca e o auditório anexo estará com a estrutura mais adequada para receber programação de espetáculos de teatro e dança, além de agora também oferecer sessões de cinema.
A necessidade de investir na reforma do espaço foi identificada pelo secretário durante visita do “Gabinete nos Bairros”, em outubro do ano passado. Este programa consiste em equipes de todas as áreas da Secretaria visitarem espaços culturais da cidade para identificar boas práticas e melhorias necessárias.
“Quando visitei a biblioteca, fiquei especialmente interessado no potencial do auditório, que tem uma capacidade excelente, mas sofria com uma estrutura precária. Com a obra realizada, ele poderá compor junto com a biblioteca um centro cultural”, enfatizou Sturm.
Durante a reinauguração do espaço, houve contação de histórias com Marina Bastos, que apresentou contos brasileiros no mês do folclore, cantigas de roda e brincadeiras interativas.
A biblioteca também recebeu uma unidade do aparelho OrCam MyEye, uma espécie de óculos que escaneia e transforma instantaneamente textos em áudio para deficientes visuais. A expectativa é que até o final de 2020, todas as 54 bibliotecas municipais tenham, pelo menos, um par de óculos, fazendo com que todos os livros do acervo municipal fiquem à disposição do leitor com deficiência visual, e não somente o acervo em Braille e áudiolivros.
Ao longo do mês, outras atividades acontecem no espaço da Hans Christian Andersen. Veja agenda completa:
100 + NEM MENOS
O espetáculo aborda os primeiros contatos da criança com o universo dos números, da matemática e do desenho. Sem texto, uma técnica original de animação de objetos faz com que linhas coloridas flutuem, formando algarismos, bonecos e figuras inspiradas no traço infantil, que surgem e desaparecem de forma inesperada. As imagens remetem à arte naïf, às garatujas infantis e aos quadros de Joan Miró e Paul Klee, além de brincarem com conceitos primários da matemática.
| Dia 12, às 11h.
UNIDOS DO QUINTAL
O grupo forma um time de artistas dispostos a brincar em um quintal. Eles tocam blues, baião, moda de viola, rock e contam histórias engraçadas.
| Dia 19, às 11h.
NERINA A OVELHA NEGRA
Baseada no livro do cartunista Michele Iacocca, a opereta infantil é o mais recente espetáculo do premiado grupo Maracujá Laboratório de Artes e conta a história de Nerina, uma ovelha que, por ter a cor diferente das outras, é expulsa do rebanho. Porém, ao encontrar com lobos que resolvem usá-la para atrair e devorar as ovelhas que a expulsaram, ela toma uma atitude que salvará a todas.
| Dia 26, às 11h.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk