Notícia na íntegra
Prefeitura faz parceria com supermercados para estimular embalagens mais seguras no Carnaval de Rua
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), fez uma parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para estimular o uso de embalagens mais seguras e que causem menos impactos na produção de resíduos durante o Carnaval de Rua 2015.
Eu reunião realizada nesta quinta-feira (12) na sede da Apas, ficou definido que a entidade vai orientar os supermercados afiliados, sobretudo das regiões com maior concentração de blocos de rua como a Sé e Pinheiros, sobre as precauções com relação à quantidade de garrafas nas ruas e a necessidade de conscientizar os cidadãos para diminuirem a utilização de vidro para evitar acidentes e reduzir os resíduos nas vias.
O secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki, ressalta que esta iniciativa é mais uma ação concreta no sentido de garantir que a organização do Carnaval de Rua avance ainda mais a cada ano. “A Secretaria Municipal de Cultura, como coordenadora da política de valorização do Carnaval de Rua na cidade de São Paulo, tem um papel estratégico para realizar articulações institucionais que garantam ainda mais segurança e conforto aos foliões e cidadãos”, disse.
O superintendente da Apas, Carlos Corrêa, garantiu que a rede de supermercados irá auxiliar a Prefeitura de São Paulo nesta ação preventiva. “Entendemos que a celebração do Carnaval de Rua em São Paulo cresceu exponencialmente nos últimos anos e a Apas e sua rede de supermercados está disposta a contribuir no que for possível para que as pessoas possam aproveitá-la em segurança”, afirmou.
O fim de semana de pré-carnaval, dias 7 e 8 de fevereiro, reuniu 115 blocos de Carnaval de Rua, levando mais de 300 mil pessoas às ruas de diversos bairros. Boa parte do volume lixo acumulado nas vias públicas era composta de garrafas de vidro que, diferentemente das latinhas de alumínio, não despertam o interesse dos catadores de lixo das cooperativas.
A Prefeitura destacou 800 funcionários e 50 carros-pipa para a limpeza das vias públicas de toda a capital após a passagem dos blocos. Entre sexta-feira (6) e domingo (8), as subprefeituras de Pinheiros/Vila Madalena, Sé e Lapa - as três que concentraram o maior número de blocos -, tiveram 192,9 toneladas de lixo recolhidas. Na Sé fora 25,9 toneladas recolhidas, na Lapa 47 toneladas e na Pinheiros/Vila Madalena, 120 toneladas. As equipes encontraram muitas garrafas quebradas, espalhando vidro pelas ruas, o que poderia ferir foliões e cidadãos que transitavam pelas ruas até que o recolhimento do lixo estivesse finalizado.
Leia mais:
Baile da Batata receberá Elza Soares, Pepeu Gomes e Baby do Brazil durante o Carnaval
Prefeitura suspende rodízio durante o Carnaval
Sambódromo do Anhembi recebe equipamentos para economia de água no Carnaval
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk