Notícia na íntegra

Quinta-feira, 4 de Outubro de 2018 | Horário: 18:01
Compartilhe:

Prefeitura formaliza cooperação para manutenção do Monumento Japonês do Ibirapuera

A escultura passa a ser preservada pela Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil, por meio do programa Adote uma Obra Artística
961408-Entrega do Termo de Cooperação . Adote uma Obra Artísitica . BUNKYO . SMC

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, formalizou nesta quinta-feira (4) a cooperação para manutenção do Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa, localizado no Parque Ibirapuera, Vila Mariana, Zona Sul da capital, com a Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil.

“Estamos falando de dois importantes espaços, monumento e pavilhão, que estão diretamente relacionados aos japoneses aqui de São Paulo e do Brasil. São milhares de descendentes que vieram à cidade tentar a vida. É muito importante preservar essa memória, pois em São Paulo, existe a maior colônia japonesa fora do Japão”, destacou o prefeito Bruno Covas.

A manutenção da escultura projetada pelo engenheiro-arquiteto, Takeshi Suzuki, ficará sob a responsabilidade da Federação por 36 meses, no Programa Adote uma Obra Artística.

“Por meio desta parceria, fortalecemos o programa Adote uma Obra Artística e recuperamos um importante monumento da cidade de São Paulo. Ao envolver a sociedade civil na realização de políticas públicas, todos saem ganhando", ressalta o Secretário Municipal de Cultura, André Sturm.

Durante esse período, a empresa realizará os serviços manutenção e limpeza  do monumento, assim como a jardinagem e a poda de arbustos em seu entorno e varrição diária do local onde ele está instalado. Os serviços estão avaliados em R$ 10 mil.

“A formalização do Termo de Cooperação é muito importante para nós. Agradeço o poder público pela oportunidade de conservar um monumento tão importante para a nossa colônia japonesa”, acrescentou Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações das Províncias Japonesas do Brasil.


Programa Adote uma Obra Artística


O Programa Adote uma Obra Artística foi criado em 8 de setembro de 1994, com o objetivo de ter apoio da iniciativa privada na conservação física de obras e monumentos artísticos em espaços públicos da cidade.

Desde então, foram contempladas por adoção e restauradas obras como o Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, e as esculturas 80 Anos de Imigração Japonesa, de Tomie Ohtake, entre outras.

Os interessados em participar do programa devem encaminhar uma Carta de Intenção de Adoção ao Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, com a apresentação do adotante e a identificação da obra a ser adotada.

Se o interessado for pessoa física, deverá apresentar cópia do RG, do CPF e comprovante de residência. Pessoas jurídicas precisam apresentar cópia do contrato social da empresa, cópia do CNPJ e Certidão CND e FGTS, além de cópia do RG e CPF do representante da empresa.

Em envelope lacrado, deverá ser apresentado o projeto de conservação e restauro da obra a ser adotada, contendo os seguintes itens:

  • Identificação do responsável técnico pela execução do projeto e dos serviços de conservação ou de restauro, devidamente habilitado;
  • Diagnóstico do estado de conservação da obra, com documentos gráficos e fotográficos detalhados;
  • Projeto de conservação ou de restauro com indicações gráficas das áreas, elementos a serem tratados e procedimentos técnicos;
  • Memorial descritivo dos serviços, procedimentos técnicos, produtos e equipamentos a serem utilizados no tratamento da obra;
  • Cronograma de execução dos serviços.
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn