Notícia na íntegra
Prefeitura implanta 700 novos pontos de iluminação no extremo leste
Localizado na região de São Miguel Paulista, o bairro de União de Vila Nova, na zona leste, ganhou na noite desta quinta-feira (7) a ampliação da luminosidade e da sensação de segurança com a entrega de 734 novos pontos de luz espalhados em 95 ruas, vielas e avenidas, somando mais de 50 quilômetros de vias beneficiadas. Antes da ação, o bairro contava com pouco mais de 300 pontos de iluminação pública com luminárias de vapor de mercúrio, que iluminam menos e consomem mais energia elétrica. Todas, substituídas por lâmpadas vapor de sódio, mais eficientes.
O prefeito Fernando Haddad visitou o bairro e vistoriou a execução das melhorias em vias como a rua Adão Manoel da Silva por meio do programa “São Paulo Mais Iluminada”. Com investimento de R$ 2,4 milhões, o trabalho que foi iniciado em novembro e beneficiou dez praças da região. “Iluminação pública é muito importante e por isso, a prefeitura já trocou quase a metade das luminárias da cidade, cerca de 40%. Aqui, tinham 300 lâmpadas e foram colocadas 800 a mais, foi para 1.100. Na cidade, trocamos mais de 250 mil”, afirmou o prefeito Haddad.
“Agora são 800 pontos novos de iluminação e isso está levando mais segurança, principalmente, para as mulheres e para as crianças. Foram 95 ruas, dez praças, ou seja, ruas e vielas que não tinham iluminação e agora passam a ter. Vocês conquistaram esse bairro na luta, ocupando porque não tinham moradia, conquistaram a regularização, depois, a urbanização, e agora, mais qualidade de vida e políticas públicas, porque vocês merecem”, afirmou o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.
Desde o início de 2013, mais de 250 mil pontos de iluminação pública foram remodelados em toda a cidade, substituindo lâmpadas de vapor de mercúrio por vapor de sódio e metálico, e quase 50 mil novos foram criados em locais onde não existia luz.
“Temos que agradecer, porque iluminar uma comunidade é dar dignidade a ela. A gente vê as meninas e os rapazes chegarem da faculdade uma hora da manhã, no escuro. Hoje, a gente conhece as pessoas de longe”, disse Ionilton Aragão, do projeto Varre Vila, que atua no União de Vila Nova, conscientizando os moradores sobre a limpeza das ruas.
Além da entrega da iluminação, o prefeito ainda anunciou a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) União de Vila Nova, que contará com 750 m² de área térrea, com cinco consultórios padrão, dois consultórios odontológicos e dois ginecológicos. O projeto começou a ser elaborado em setembro de 2015 e a construção deverá começar no início de fevereiro, com prazo de execução de 180 dias.
“Estamos fazendo quatro UBSs (em São Miguel). A da União aqui vai começar em fevereiro, mas as outras três, já dei ordem de serviço e vim começar a obra. O Hospital Dia (da Rede Hora Certa) de São Miguel foi um dos primeiros a ser entregue na cidade e tem três centro cirúrgicos fazendo cirurgias. Se tenho um Hospital Dia fazendo as cirurgias de quem não precisa ser internado, libero leitos para fazer as cirurgias de quem precisa”, disse o prefeito.
A UBS será construída com a Metodologia Rápida de Construção (MRC), que consiste em unidades modulares pré-fabricadas que são dispostas no terreno de modo a atender a uma necessidade específica de uso. Além da redução do tempo de construção, já que os módulos são fabricados enquanto o terreno em que serão instalados é preparado, com menos intervenções por fatores climáticos, as instalações são realocáveis.
“O prefeito está fazendo 16 Unidades Básicas de Saúde na cidade e quatro são aqui em São Miguel. Uma no Jardim Romano, outra na Vila Nova São Miguel, uma no São Carlos e uma aqui na União de Vila Nova, ao lado de onde estamos. Temos a UPA sendo construída aqui na Pires do Rio e ganhamos o Hospital Dia (da Rede Hora Certa) ao lado do Corpo de Bombeiros”, afirmou o subprefeito da região, Adalberto Dias de Souza, o Tim Maia.
Também participaram da entrega os secretários municipais de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, e de Saúde, Célia Cristina Bortoletto.
LED
Na noite desta quarta-feira (6), a Prefeitura entregou 500 pontos de iluminação de tecnologia LED no Jardim Monte Azul, na zona sul, beneficiando mais de 70 ruas e vielas do bairro. Em dezembro, a comunidade de Heliópolis ganhou 1.300 pontos de iluminação LED em 224 vias, se tornando o primeiro bairro da América Latina a contar com a tecnologia.
A medida faz parte do programa “LED nos bairros” que chegará a outros sete bairros até o fim de julho. Ainda estão em andamento as implantações da nova tecnologia na Brasilândia (9.400 pontos LED), Jardim Ângela (10.100), Jardim Helena (5.900), Lajeado (6.800), Pedreira (6.300), Raposo Tavares (5.300) e Sapopemba (11.300).
A substituição das lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por LED, além de reduzir o consumo de energia elétrica em quase 50% e ter o dobro da durabilidade, com mais de 10 anos para manutenção, também traz maior luminosidade para o bairro, ampliando a sensação de segurança, em especial, para mulheres e crianças.
PPP da iluminação
Além do “LED nos bairros”, também está em andamento o edital da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, que prevê a troca das mais de 600 mil lâmpadas da cidade para a nova tecnologia.
O edital prevê que, nos primeiros cinco anos da parceria, o vencedor da concorrência terá que investir anualmente R$ 1,7 bilhão para trocar as lâmpadas já no primeiro ano, além de ampliar o atual parque em mais 70 mil pontos de iluminação. Nos quatro anos seguintes, a empresa vencedora terá de trocar 22% das luminárias por ano até completar o parque, além de fazer a ampliação de mais 5% por ano para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante. O novo parceiro terá também que fazer novos investimentos a partir do 10º ano, já que terá de renovar as luminárias de LED, considerando o tempo médio de vida das luminárias.
“O LED transforma noite em dia. Se vocês conhecerem o que é um bairro em LED e vão conhecer em breve, pois vamos trocar da cidade inteira, são 600 mil luminárias, verão que para mulheres e crianças é fundamental. Infelizmente, estamos em uma cidade que não tem o policiamento que precisava, então, temos que nos proteger e a iluminação pública ajuda a dar proteção para a comunidade”, disse Haddad.
Imagens para download:
Crédito: Leon Rodrigues/Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk