Notícia na íntegra
Prefeitura implanta Prontuário Eletrônico em 256 UBSs
Com o intuito de agilizar o atendimento aos pacientes da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de São Paulo iniciou neste semestre a implantação do prontuário eletrônico em 256 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. A medida possibilita que os médicos acompanhem e atualizem em tempo real o histórico de um paciente, em um único prontuário. Inicialmente, o sistema será implantado nos equipamentos com as maiores demandas de atendimentos na capital.
Todos os Hospitais Dia da Rede Hora Certa e as UPAs 24h que serão inauguradas neste ano já contarão com o novo sistema. “O desenvolvimento e uso do Prontuário Eletrônico do Paciente servem para melhorar a gestão e a assistência. Os dados de atendimento do paciente que constam no PEP são precisos e propiciam um diagnóstico mais rápido. Nós qualificamos o processo de acompanhamento do paciente”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.
Neste ano, foram investidos mais de R$ 19 milhões para a compra de 5.923 computadores para as unidades que receberão o sistema. O cronograma prevê a entrega entre março e abril para a capacitação dos profissionais e utilização a partir de junho.
Funcionamento
O módulo do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) será conectado ao Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA-Saúde), de acordo com o seu fluxo de atendimento, e poderá ser parametrizado para cada perfil de unidade.
“São módulos distintos para a UPA, Hospital Dia Hora Certa e UBS, mas que unificam as informações e permitem ao profissional acompanhar o fluxo do paciente em serviços diferentes”, explica o secretário.
Atualmente, todas as unidades da Rede contam com SIGA para agendamento e encaminhamento aos serviços especializados. Com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais os atendimentos com foco na qualidade dos dados e na melhoria dos processos de trabalho, novas medidas estão sendo adotadas para estruturar o Sistema de Informação. O sistema também permite a utilização de novas ferramentas e sistemas que atuarão integrados ao SIGA-PEP.
Histórico
O PEP foi introduzido na Rede Municipal em setembro de 2014 em 15 unidades (06 UBS, 02 UPA, 03 AMA e 04 Hospitais Dia da Rede Hora Certa) com caráter experimental. Os funcionários e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde puderam avaliar o uso, debater com outros gestores e aprimorar o sistema.
A UBS Integral Jardim Edite, na zona oeste, foi a primeira unidade integrada a usar o prontuário e registrou mais de 70% de aprovação dos funcionários.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk