Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura 24ª UPA da cidade, com uma base do Samu, no Carrão

Mais de 300 mil pessoas da região do Carrão, na Zona Leste da cidade, passam a contar com um novo equipamento de saúde. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de São Paulo entregou a 24ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital, no Carrão, bairro da Zona Leste, que funcionará 24 horas por dia. Com essa inauguração, a região passa a ter três UPAs.
“Esta é a 10ª UPA que eu inauguro. Desde 2017 já entregamos 21 UPAs nesta cidade, que só tinha três unidades, e eu ainda pretendo entregar mais nove, um avanço importante para o atendimento de urgência e emergência na cidade de São Paulo”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Para a construção da UPA III Carrão – Vereador Masataka Ota, foram investidos mais de R$ 14 milhões. Com capacidade para realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês, a unidade visa concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que contará com uma base no local e duas ambulâncias.
“Hoje é um grande dia pela inauguração deste equipamento importante para esta região, que não tinha um equipamento 24 horas. Um equipamento que foi uma luta dos moradores, que terão a oportunidade de utilizar serviços que não tínhamos em outras UPAs, tudo para que a população viva com qualidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A UPA III Carrão é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
“Hoje é um dia feliz para mim e para a toda a minha família, pois tenho certeza de que se meu marido estivesse vivo ele estaria com o sentimento de dever cumprido”, disse a ex-deputada e viúva de vereador Masataka Ota, Keiko Ota.
Estrutura física
A UPA III Carrão atende a todas as normas de acessibilidade vigentes e conta com 11 consultórios médicos, 7 leitos de emergência, 14 de observação adulto, 4 leitos de observação infantil e dois de observação em isolamento. Também há duas salas de avaliação de risco, sala de raio-X, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios para funcionários.
“Só aqui serão 385 profissionais, sendo 7 dentistas que atuarão durante o dia e mais 7 à noite, 7 médicos cirurgiões durante o dia e mais 7 à noite, são 42 médicos durante o dia e 35 à noite, além de uma lista enorme de enfermeiros, técnicos, limpeza, segurança, atendimento, uma equipe muito bem-preparada que vai prestar um excelente serviço.”, disse o prefeito.
Com custeio mensal de R$ 5,1 milhões, a UPA oferecerá serviços de raio-X, eletrocardiograma, odontologia, laboratório de exames e leitos de observação adulto e infantil para pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de traumatologia.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk