Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura ciclovia do Minhocão
O prefeito Fernando Haddad, acompanhado pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, inaugurou neste domingo (9) a nova ciclovia no eixo de 4,1 quilômetros composto pela Rua Amaral Gurgel e pelas avenidas São João, General Olímpio da Silveira e Auro Soares de Moura Andrade. Com a nova via, a cidade conta com 356 quilômetros de ciclovias. Durante a abertura, Haddad falou sobre o processo para a implantação da nova via e requalificação do espaço.
“Nós fizemos um estudo, cadastramos os moradores em situação de rua, acolhemos todos os que se dispuseram a ir para os abrigos. Alguns pediram o apoio da Prefeitura para voltar às suas cidades de origem e esse apoio também foi prestado. Fizemos um alargamento do canteiro central para integrá-lo, abrindo espaço para a ciclovia. Foi feita toda a iluminação de LED para melhorar a qualidade da segurança pública na região, então é um processo de requalificação do centro”, disse Haddad.
Iniciada em janeiro, a obra contou com o investimento de R$ 7.678.771,70 milhões para a execução dos serviços de adequação geométrica. Também foram executados serviços de redimensionamento das paradas de ônibus, adequações de acessibilidade e a revitalização do corredor de ônibus que passa pelo local.
A nova ciclovia liga a Praça Roosevelt ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, atendendo ao Centro e aos bairros de Santa Cecília, Vila Buarque e Barra Funda. Ela se conecta com as ciclovias existentes na Rua Frederico Abranches, Largo do Arouche, Alameda Nothmann e Rua Doutor Albuquerque Lins.
“As ciclovias são um legado da cidade e para a cidade. Eu acho que os próximos prefeitos que virão terão que fazer mais e isso é bom. Fazer mais ciclovias, mais faixas de ônibus, corredores, ampliar mais calçadas. Isso é uma tendência mundial”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Por atravessar diferentes regiões, a ciclovia tem diferentes tipologias:
• Ciclovia bidirecional no bordo da pista na Rua Doutor Frederico Steidel, Alameda Nothmann, Rua Ana Cintra, Rua Major Sertório e Rua Rego Freitas.
• Ciclovia sobre canteiro central na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, Praça David Raw, Praça Vicente Celestino, Rua Mario de Andrade, Rua Amaral Gurgel, Avenida São João, Praça Marechal Deodoro da Fonseca, Avenida General Olímpio da Silveira, Terminal Amaral Gurgel e Rua da Consolação.
• Ciclovia compartilhada no passeio no Largo Santa Cecília e na Avenida São João, entre Rua Doutor Frederico Steidel e Rua Ana Cintra.
Haddad e Tatto pedalaram pela nova ciclovia até o novo Food Park instalado ao lado da estação Marechal Deodoro do Metrô. O espaço gastronômico funciona de terça a domingo, das 11h ás 21h e conta com espaço para bicicletas.
"A ideia era trazer um tipo de intervenção urbana, uma ideia de muito sucesso, aqui na região central da cidade onde conseguimos ocupar o espaço de um estacionamento propondo colocar comida de rua, trazer pessoas e criar um espaço agradável não só para alimentação, mas também para entretenimento”, disse o empreendedor do espaço, Maurício Schuatz.
Bicicletários e outros modais:
A nova ciclovia integra dois polos de atração que possuem bicicletários: Praça Roosevelt e Memorial da América Latina. Além disso, a via possui integração com outros modais de transporte, como o Terminal de Ônibus Amaral Gurgel, que também possui bicicletário, o Metrô Marechal Deodoro e o Terminal Barra Funda (ônibus e metrô).
Alterações viárias:
Para a implantação do trecho da Rua Doutor Frederico Steidel, a via –que operava com mão dupla de direção– passou a ter mão única, com sentido do Largo do Arouche para a Avenida São João. Clique aqui e veja o mapa.
Para auxiliar a adaptação, a Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego, visando garantir as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.
Nova malha cicloviária:
A Prefeitura de São Paulo tem como meta implementar 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2016. Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade, o projeto SP 400km realiza as intervenções com um custo reduzido, articulado com o transporte público e também visando reduzir acidentes em vias de circulação de ciclistas.
“A meta está sendo perseguida. Já temos prontos 265 quilômetros de ciclovias e estamos com algumas sendo construídas já. Temos mais de 400 quilômetros de projetos em estudos, então agora é ir tocando”, afirmou Tatto.
De acordo com o secretário, nas próximas semanas serão iniciadas às obras para a implantação da ciclovia na Rua da Consolação, que terá interligações com a Avenida Paulista, Praça Roosevelt e Rua Major Sertório. O projeto contempla a instalação de vias exclusivas para os ciclistas ao lado das faixas para veículos, nos dois sentidos da via.
Após receber 2,7 quilômetros de ciclovias em seu canteiro central em junho deste ano, a avenida Paulista contará a partir do próximo dia 23 com um novo trecho pela avenida Bernardino de Campos até a rua Vergueiro, somando quatro quilômetros de extensão. Além disso, a via receberá dois mirantes.
“Esse processo de modernização da cidade, que passa por faixas exclusivas de ônibus e taxis, ciclovias e redução da velocidade. É tudo muito novo para o Paulistano”, disse Haddad.
As ciclovias da Paulista e da Bernardino de Campos receberam o investimento de R$ 12,2 milhões. Além das vias exclusivas para ciclistas, as obras contemplam melhorias na acessibilidade, recapeamento das faixas de tráfego, implantação de infraestrutura de rede de transmissão de dados, modernização e melhoria na sinalização horizontal, vertical e semafórica.
“A nossa preocupação agora é fazer as conexões que estão faltando nos trechos que precisam ser feitos para ampliar essa ideia de rede e investir pesado na periferia. Temos um plano agora para continuar as ligações na periferia, principalmente ligando as estações de trem e metrô”, disse Tatto.
Leia mais:
Ciclovia da Avenida Paulista, no centro, é inaugurada
São Paulo terá mais 400 Km de ciclovias até 2016
Tatuapé ganha primeiro quilômetro de ciclovia
Centro de São Paulo ganha mais dois quilômetros de ciclovia
Nota de esclarecimento sobre as ciclovias de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul ganha primeiro trecho de ciclovia
Guardas civis metropolitanos começam a atuar nas ciclovias da cidade
Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes/Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk