Notícia na íntegra

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 | Horário: 14:22
Compartilhe:

Prefeitura inaugura creche em homenagem ao jurista Dalmo de Abreu Dallari, no Grajaú, que atende crianças de até 5 anos

CEMEI é a 21ª unidade escolar entregue na cidade desde 2023 e a 3ª na Capela do Socorro, onde estão sendo construídas mais duas escolas

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta quarta-feira (28) o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Dalmo de Abreu Dallari, localizado no Grajaú, Zona Sul da capital. Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), a nova creche teve investimento de R$ 4,4 milhões. Com capacidade para até 315 alunos, o CEMEI difere dos Centros de Educação Infantil (CEIs), onde estudam crianças de 0 a 3 anos, por atender as de 0 a 5 anos.    

Essa é a 21ª unidade escolar inaugurada desde 2023 em toda a cidade, de um total de 45 novas que serão entregues até o fim deste ano. “Como é importante esta data para a gente hoje.Estamos inaugurando aqui um equipamento de educação em uma região que precisa tanto, e ao mesmo tempo a gente faz essa homenagem ao professor Dalmo de Abreu Dallari, que é um grande exemplo para nossa cidade, veio do interior de São Paulo, foi secretário de negócios jurídico. Deu muito do seu conhecimento para a nossa cidade, na área de direitos humanos, nas contribuições da Constituição”, disse o prefeito Ricardo Nunes na cerimônia de inauguração.  

Para receber os alunos com conforto e segurança, a creche tem salas para minigrupos, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca. Com o objetivo de atender todos os estudantes, de forma inclusiva e acessível, o CEMEI obedece às normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis.    

Além disso, a unidade educacional também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reúso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.   

“A inauguração deste CEMEI agrega ainda mais no âmbito educacional da região. Estamos garantindo uma educação de qualidade e semeando um futuro promissor para os estudantes da rede desde a primeira infância”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.   

Na região da Subprefeitura Capela do Socorro, a Prefeitura de São Paulo já entregou a creche Cleonice Serôa e a escola Eny Marisa Maia, beneficiando mais de 400 alunos da rede municipal de ensino. A secretaria ainda trabalha nas obras de implantação da EMEF Pastoral e da CEI Charles Rosen, que, em breve, irão aumentar a oferta de vagas na região.  

“É sempre uma felicidade muito grande entregar uma escola. Temos mais de 1.300 obras na cidade, mas entregar um CEI é sempre importante, porque valoriza a comunidade. São quase mil metros quadrados para atender aproximadamente 350 crianças com sustentabilidade e acessibilidade em toda a escola. Pontos importantes para que todos possam aproveitar essa unidade”, disse o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.  

Homenagem  
O CEMEI foi inaugurado em uma cerimônia emocionante, com a participação da família do professor, advogado e jurista Dalmo de Abreu Dallari, conhecido principalmente por suas obras sobre direito público. Entretando, seus filhos destacaram que as crianças sempre tiveram a atenção fundamental de Dallari. 

“A família se sente muito homenageada, muito agradecida, muito comovida. Se meu estivesse aqui, não se sentiria mais feliz", destacou Pedro, um dos filhos que discursaram. 

Falecido em 2022, foi professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se graduou e da qual foi diretor. Entre suas obras, destaca-se o livro “Elementos de Teoria Geral do Estado”.   

Uma das filhas do professor, Mônica, doou exemplares do livro “O Direito da Criança ao Respeito”, em que Dallari destaca os direitos da criança: o direito de ser, de pensar, sentir, querer, de viver a própria vida e o direito de sonhar. “A criança que não tiver o direito de sonhar, ainda não começou a viver e está condenada a uma vida cinzenta. Isso são palavras do meu pai”, disse ela.  

Em 2001, Dallari publicou “O Futuro do Estado”, uma obra pioneira que trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos múltiplos Estados do Bem-Estar.   

O jurista exerceu também os cargos de vice-presidente da Comissão Internacional de Juristas; diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa); assessor do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq); assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); presidente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; juiz do Tribunal Permanente dos Povos; e vice-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo. 

Sem fila de creche  
São Paulo segue pelo quarto ano consecutivo sem fila para creches. São mais de 350 mil crianças de até 3 anos atendidas nos CEIs espalhados pela cidade. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e ampliação de vagas nos CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.    

Das 21 unidades de Educação Infantil inauguradas desde 2023, 17 são Centros de Educação Infantil (CEIs), outras 3 são Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e mais 1 Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases, São Mateus, Jaçanã/Tremembé, Santo Amaro, Ipiranga, Pirituba/Jaraguá e Penha.   

Fotos

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn