Notícia na íntegra

Quarta-feira, 14 de Maio de 2014 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Prefeitura inaugura primeiro serviço municipal de ressonância magnética da zona leste

O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta terça-feira (14) o primeiro serviço municipal de ressonância magnética da zona leste da Capital. O aparelho, instalado no Hospital Municipal Alípio Correa Netto, em Ermelino Matarazzo, tem capacidade de realizar mais de mil exames por mês.



“Com a capacidade de 1,1 mil exames por mês, a fila do SUS de ressonância magnética vai cair rapidamente. Nós temos ao todo no município 17 mil procedimentos aguardando agenda. Em um ano vamos ter normalizado esta agenda”, afirmou Haddad.



A unidade de ressonância magnética inaugurada hoje funcionará 24 horas e atenderá encaminhamentos da rede de saúde, pacientes internados no hospital ou que estiverem em atendimento no pronto-socorro.



O exame especializado é uma antiga reivindicação da população da zona leste. “Há oito anos lutamos pela ressonância magnética. Antes, os pacientes eram encaminhados para Campo Limpo, que é bem longe e complicado para a pessoa que está machucada ou debilitada”, conta Osvaldina Batista de Matos, 63 anos. Osvaldina é representante da sociedade civil no conselho gestor do Hospital Municipal Alípio Correa Netto desde 2002.



No local, serão oferecidos 33 tipos de ressonância, entre exames de alta complexidade e aqueles que são mais procurados pelos pacientes da rede municipal, como crânio, ombro, coluna e joelho.



Estrutura


A estrutura de 162 m², além de espaço para exames, conta com vestiários e dois leitos de observação. O aparelho foi instalado onde funcionava anteriormente a lavanderia do hospital. A obra teve início no final de dezembro de 2013 e recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão.



O aparelho de ressonância magnética possui tecnologia de ponta com alto campo 1.5 Tesla,  acessórios integrados como a workstation e bobinas de múltiplos canais que junto com softwares de última geração oferecem a capacidade de aquisição e processamento de imagens com rapidez e excelente qualidade.



O serviço contará com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, biomédicos, enfermeiros e administradores. A gestão do serviço será realizada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).



O hospital de Ermelino Matarazzo é a segunda unidade da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) a contar com o serviço de ressonância magnética. Em janeiro de 2010, o Hospital Municipal do Campo Limpo, na região Sul, implantou o setor, que realiza cerca de 850 procedimentos por mês.


 


Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes / Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 l Foto 5 l Foto 6


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn