Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura serviço de acolhimento para crianças e adolescentes na Zona Leste

A Prefeitura de São Paulo inaugurou um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), na manhã de hoje (25), na Zona Leste da capital. O equipamento é destinado a crianças e adolescentes em situação de medida de proteção, risco pessoal, social e de abandono, devido às impossibilidades da família em cumprir a função de cuidado e proteção.
O prefeito Ricardo Nunes e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, visitaram a casa nesta manhã. “A Prefeitura de São Paulo continua firme nessa ação de cuidado, principalmente dos mais vulneráveis. A Assistência Social é uma secretaria de fundamental importância para esse público”, disse o prefeito.
Com capacidade para atender 15 crianças, o serviço garante a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. A unidade oferece um ambiente acolhedor, com aspecto semelhante a uma residência.
O atendimento no espaço é personalizado, realizado em pequenos grupos, possibilitando ao usuário o convívio familiar e comunitário para, no futuro, retornar à família de origem, extensiva ou mesmo em família substituta. O serviço é gerenciado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Samaritano São Francisco de Assis.
O equipamento conta com uma equipe especializada, composta por psicólogo, pedagogo, assistente social, cozinheiros, gerente e orientadores socioeducativos para auxiliar os usuários na superação das vivências de separação e violência, promover o desenvolvimento integral de cada um, garantir uma formação para a cidadania, autonomia e a reinserção social de cada um.
A unidade possui um espaço amplo, com acessibilidade e características residenciais, com sala de estar e jantar, cozinha, lavanderia, cinco banheiros, quatro dormitórios, dispensa, além de área externa, sala multidisciplinar, brinquedoteca e o espaço administrativo para a equipe de trabalho.
Rede de acolhimento
Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 137 SAICAs em diferentes regiões da cidade, que juntos disponibilizam 2.055 vagas para crianças e adolescentes de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses, em situação de risco pessoal e/ou de abandono.
Reordenamento
Atendendo a uma resolução conjunta do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes e do Conselho Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) reordenou todos os SAICAs que antes recebiam até 20 jovens. Agora, todos os equipamentos recebem até 15 pessoas.
“Nós estamos cumprindo integralmente a resolução. Os serviços que recebiam 20 pessoas, agora recebem 15. Os novos já são todos com 15 vagas”, explicou a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk