Notícia na íntegra

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019 | Horário: 12:25
Compartilhe:

Prefeitura inaugura unidade do Descomplica SP na região de Santana/Tucuruvi

Unidade opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e dispõe de mais de 270 serviços, de 11 órgãos e secretarias; São Mateus, Penha, Capela do Socorro e Jabaquara devem receber o serviço nos próximos meses
1632538-Inauguração do Descomplica SP Santana/Tucuruvi

A Prefeitura de São Paulo inaugurou oficialmente nesta quarta-feira (14) mais uma unidade do Descomplica SP, na praça de atendimento da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, na Avenida Tucuruvi, 808. A unidade, que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão, opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Temos a expectativa de chegar a 800 atendimentos por dia neste local onde juntamos vários serviços da Prefeitura. É algo que o estado já fazia nas unidades do Poupa Tempo e que o município nunca tinha feito. A ideia é implementar esses equipamentos em locais que não tenham um Poupa Tempo próximo”, explicou o prefeito Bruno Covas.

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP dispõe de mais de 270 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como a recolocação no mercado de trabalho, o pedido de seguro desemprego, a solicitação de bilhete único para idoso e pessoa com deficiência, além da emissão da carteira de trabalho, entre outros serviços. O espaço conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do bilhete único.

“Precisamos inovar constantemente e simplificar a vida na cidade. O Descomplica é um passo importante neste sentido pois aproxima a Prefeitura das pessoas. Ao ampliar a qualidade do atendimento das regionais evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro expandido, garantindo mais conforto e menores gastos – de tempo e de dinheiro”, destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg.

O programa Descomplica São Paulo está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Atualmente a capital conta com três unidades em operação nas regiões de São Miguel Paulista, Campo Limpo, Santana/ Tucuruvi e Butantã (fase de testes). Até o fim de 2020 serão implantadas oito unidades em regiões como São Mateus, Penha, Capela do Socorro e Jabaquara.

A Prodam é responsável pela implantação da infraestrutura de tecnologia, da integração dos sistemas e dos treinamentos do novo conceito de atendimento ao cidadão paulistano. “Somos parceiros nesta iniciativa que leva à sociedade um novo padrão de excelência no atendimento, com agilidade e eficiência. É tecnologia e inovação para facilitar a vida da população”, destacou o presidente da empresa, Daniel Glaessel Ramalho.

Saiba mais sobre os serviços ofertados em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br

Sobre o Descomplica São Paulo

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.

Atendimento Lado a Lado

A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

“É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que valoriza o conceito primordial do serviço público, do bem atender”, complementa Daniel.

Descomplica SP Digital

É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação e realização de cada serviço.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn