Notícia na íntegra
Prefeitura inicia implementação de faixa exclusiva de pedestre na avenida Liberdade
Atualizada em 16/09/2015 às 20h28
Com o objetivo de melhorar as condições de conforto e segurança de quem caminha nas ruas da cidade, a Prefeitura implementará uma faixa exclusiva de pedestres em locais onde há movimento intenso. O projeto-piloto será na região central, na avenida Liberdade, via que concentra fluxo de aproximadamente 5.500 pessoas/hora, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No acesso à estação São Joaquim do Metrô, por exemplo, 5% dessas pessoas caminham pela faixa de veículos.
"O corredor Vergueiro é um corredor universitário com milhares de estudantes que frequentam a universidade naquele corredor. A partir de determinada hora do dia, aquilo fica extremamente perigoso e eles reivindicaram que nós fizéssemos uma intervenção. Hoje os alunos estão na rua, no viário", afirmou o prefeito Fernando Haddad.
O projeto será implementado pela CET e prevê alargamento da calçada da avenida da Liberdade, apenas no sentido Centro, entre as ruas São Joaquim e dos Estudantes, perfazendo extensão de 750 metros e largura bruta de 1,5 metro.
A intervenção receberá pintura antiderrapante na cor verde, reforçada com uso de outros elementos de sinalização, tais como segregadores, balizadores e tachas refletivas. Nos quatro pontos de ônibus do trecho, as calçadas serão alargadas e os ônibus farão a parada na sua própria faixa, sem ter necessidade de avançar sobre a faixa de pedestres.
Atualmente, é proibido estacionar carros no local de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 23 horas. Com o novo passeio, será proibido estacionar por período integral.
A capacidade viária da avenida Liberdade será mantida por meio da técnica de engenharia Máxima Utilização do Leito Viário (MULV), que faz a readequação das faixas de tráfego.
A iniciativa vai ao encontro da atual política de mobilidade urbana defendida pela Prefeitura, de dar prioridade à circulação de pedestres e ciclistas. Priorizar o pedestre é uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, segundo a qual o trânsito de pessoas se sobressai em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de automóveis (transporte individual motorizado). Além disso, a medida garante mais segurança para os pedestres que hoje caminham entre veículos, sem nenhuma segurança.
Inspiração internacional
O redesenho de vias é tendência em soluções urbanas para mobilidade e segurança no trânsito e tem sido adotado por várias cidades, como Nova York e Boston, nos Estados Unidos. A medida é recomendada para áreas que passaram por aumento intenso de fluxo de pedestres, ciclistas e carros.
A Prefeitura de São Paulo pesquisou alguns desses casos. Em Nova York, há locais com faixas exclusivas para pedestres e também pequenas intervenções em cruzamentos movimentados, com a implementação de parklets e áreas de descanso. Relatório de 2014 do Departamento de Transporte da cidade americana mostra que, onde houve redesenho de ruas, o tempo de deslocamento dos carros diminuiu 35%.
Essas soluções são consideradas fáceis de executar e trazem impacto imediato, pois proporcionam mais segurança para quem caminha e pedala e contribuem para melhorar o fluxo do trânsito. Responsável pelos projetos da prefeitura nova-iorquina, a ONG americana NACTO (National Association of City Transportation Officials) elaborou um guia de aplicação de algumas dessas intervenções, entre elas a ampliação de calçadas com faixas exclusivas para pedestres.
Imagem: NACTO (National Association of City Transportation Officials)
Imagem do guia da ONG Americana NACTO que demonstra alternativa de ampliação para calçada, com desenho de faixa exclusiva para pedestres
Imagens para download
Crédito: Heloisa Ballarini / SECOM
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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