Notícia na íntegra

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014 | Horário: 13:46

Prefeitura reúne empreendedores e investidores em fórum para discutir tecnologia

Representantes da administração municipal, empreendedores e investidores reuniram-se nesta sexta-feira (29) na Praça das Artes, região central, para trocar experiências sobre o desafio de aprimorar o desenvolvimento das startups na cidade. Startup é uma empresa que nasce com uma idéia inovadora e está em busca de um modelo de negócio rentável. No Fórum Construindo Startups de Classe Mundial, mais de 400 pessoas acompanharam durante toda a manhã palestras sobre como melhorar o ambiente para novos negócios na capital.



Realizado pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Instituto Talento Brasil, o fórum marcou também o lançamento do Tech Sampa, política municipal de fomento a novas empresas de tecnologia na cidade. “São Paulo já é reconhecida como o maior e mais forte ecossistema de startups do Brasil e da América Latina. Nós queremos acelerar e contribuir como um catalizador do desenvolvimento”, explicou o secretário Marcos Cruz  (Finanças e Desenvolvimento Econômico).



Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sérgio Paulo Gallindo, a melhoria do ambiente para as startups passa por ações ligadas ao poder público, aos empreendedores e aos investidores. “A seleção e desenvolvimento dos projetos para investimentos precisa ter um olhar diferente, precisamos aprimorar o marco legal, desonerar, criar uma cultura e empreendedorismo e de inovação”, afirmou Gallindo.



O primeiro painel do evento apresentou casos de sucesso, tanto de empresas quanto de instituições que atuam no setor. Abriu a sessão o gerente do Departamento de Fundos de Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fernando Rieche, que apresentou as formas de apoio oferecidas pelo banco para pequenas e médias empresas.



Em seguida, executivos das empresas Easy Taxi e Totvs apresentaram as trajetórias dos empreendimentos. “Foi primordial para a gente ter suporte de programas governamentais de educação empreendedora, para ser apresentado para investidores, para aprender a gerenciar o negócio e para saber como construir um caminho”, disse o CEO da Easy Taxi, Tallis Gomes, que criou o aplicativo de celular que conecta o taxista a passageiros.



O professor de empreendedorismo das faculdades Insper e Fiap, Marcelo Nakagawa, e o fundador da instituição Anjos do Brasil, Cássio Espina, falaram sobre diversas opções de iniciativas de capacitação, apoio, financiamento e suporte institucional para pequenos empreendedores. Este também foi o tema da primeira parte do segundo painel, que contou com apresentações de Felipe Matos, do programa federal Startups Brasil, e de Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).



Em seguida, o  chefe de gabinete da SPTrans, Ciro Biderman , expôs as ações do Laboratório de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) e Padrões Abertos da Cidade de São Paulo. Um dos objetivos do órgão é aproximar a administração pública de empreendedores interessados em criar novas soluções tecnológicas para os problemas da cidade. “Não queremos entrar apenas como fomentadores, mas usar a tecnologia para as nossas necessidades, a partir das centenas de dados que temos”, explicou Biderman.



Para encerrar o evento, o gerente de Relações com Desenvolvedores e Startups do Google, José Papo, anunciou que a empresa deverá abrir em São Paulo o quarto Google Campus. No local, empreendedores receberão orientação e treinamento de integrantes da comunidade local de startups, incluindo profissionais experientes e especialistas. Os empreendedores também terão acesso à internet banda larga e a um ambiente de trabalho propício ao surgimento de ideias.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn