Notícia na íntegra

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024 | Horário: 13:46
Compartilhe:

Prefeitura revitaliza os 1.900 postes ornamentais do Centro Histórico

Já foram recuperadas 363 unidades em um trabalho detalhado e que inclui tecnologia 3D para a confecção de peças que precisam ser repostas
991219-Postes de Iluminação

Símbolos tradicionais do Centro Histórico, os 1.900 postes ornamentais da região estão sendo revitalizados pela Prefeitura de São Paulo em um trabalho minucioso, que inclui a utilização de tecnologia 3D para a confecção de peças que precisam ser repostas.  

Até o momento 363 estruturas da avenida Rio Branco, das praças das Mães e São João de Cortês e do Parque da Independência já foram completamente revitalizadas. Os trabalhos para a restauração dos postes ornamentais, que estão em processo de tombamento como patrimônio histórico, se concentra nas praças da Sé, Ramos de Azevedo, Julio de Mesquita, Clóvis Beviláqua e João Mendes, nas avenidas São João e Ipiranga e nas ruas Libero Badaró, Onze de Agosto e Anita Garibaldi.   

Trabalho minucioso 

Para recuperação das unidades, uma equipe realiza um trabalho detalhado, que dura de dois a três dias em cada poste. Os processos de fabricação de peças podem levar até um mês, mas são planejados com antecedência.   

A primeira etapa da revitalização é o lixamento do poste ornamental para remover camadas de tintas ressecadas. Em seguida, é aplicada uma camada de zarcão, um fundo sintético anticorrosivo com secagem rápida. Sua principal função é inibir a ferrugem e tornar a superfície uniforme. Depois, o poste recebe uma pintura de esmalte sintético preto semibrilho.   

Já no processo para a fabricação de peças é retirada uma amostra do item e direcionada para uma empresa que escaneia e cria o molde em 3D. Este arquivo é enviado para uma segunda empresa, que confecciona o molde de madeira e produz uma nova peça em ferro fundido. A fiação dos postes ornamentais é instalada por dentro de suas estruturas tubulares. Também é feito um novo aterramento para cada unidade.   

Para reduzir ações de vandalismo, a tampa de acesso à rede interna de cada poste está sendo fechada com solda, o que dificulta o acesso, mas mantém ao máximo a originalidade da estrutura. Nas unidades já recuperadas, já foi verificado um índice menor de vandalismo e furto. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn