Notícia na íntegra
Prefeitura trabalha nas obras de urbanização do Jardim Lapenna
Trabalhando para garantir o bem-estar e a segurança da população do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, a Prefeitura de São Paulo está investindo mais de R$ 20 milhões em obras de urbanização na região. As ações estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e preveem a integração do Jardim Lapenna ao centro de São Miguel Paulista. Para isso, ruas e praças serão requalificadas, melhorando a experiência de caminhabilidade no bairro, bem como o acesso a serviços públicos e sociais da região. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em março de 2024.
Perspectiva da Rua Pascoal Zimbardi e Praça Ermida
Demanda antiga da comunidade local, o projeto do Jardim Lapenna foi concebido a partir de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da SIURB e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a Fundação Tide Setúbal e os moradores da região. O projeto de requalificação urbana foi doado à SMUL pela Fundação e integra as ações de Urbanismo Social do Município.
As vias estão recebendo nova pavimentação, requalificação das calçadas, nova rede de drenagem, canteiros permeáveis, sistema de iluminação, paisagismo e novo mobiliário urbano (bancos, mesas de piquenique, paraciclos, balizadores, entre outros). Já as praças, passarão a contar com quadra poliesportiva, novo mobiliário urbano, sistema de iluminação e equipamentos de ginástica para a terceira idade.
As obras serão concentradas nas ruas Serra da Juruoca, Dr. Almiro dos Reis, Rafael Zimbardi, Pascoal Zimbardi Luiz do Couto e Serra do Salitre. Um ponto a ser destacado nas obras do Jardim Lapenna é a requalificação das praças e largos existentes no bairro. A Praça do Mutirão (Rua Miguel Lazzari), maior e mais central espaço público da comunidade do Jardim Lapenna, terá até 1.600 m² de área construída, contará com uma quadra poliesportiva, novo mobiliário urbano, sistema de iluminação e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Também serão requalificadas a Praça Erminda e os largos Beringan e Guariguaçu.
Perspectiva da Praça do Mutirão
Em paralelo, a SIURB está licitando as obras de canalização do córrego Lapenna, além da implantação de um reservatório na bacia do canal. Os envelopes serão abertos já no próximo mês, e após a ordem de início das obras, os serviços devem ser executados em até 24 meses.
Com investimento previsto de R$ 71,2 milhões, a canalização irá se estender por 929 metros, no trecho entre a Rua Serra do Salitre e a Avenida Jacu-Pêssego, direcionando as águas para o futuro reservatório, que terá capacidade para armazenar 33,3 mil m³ de água, garantindo, assim, a segurança e o bem-estar da população.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk