Notícia na íntegra
Premiação do Projeto Estudantes em Ação será entregue nesta quinta-feira (7)
Dez escolas e grêmios estudantis serão premiados, nesta quinta-feira (7), na primeira edição do Projeto Estudantes em Ação. A iniciativa da Prefeitura prevê o pagamento de valores que ultrapassam R$140 mil. A iniciativa incentivou a promoção de ações transformadoras no contexto escolar, baseadas no exercício da cidadania ativa, da participação social, do controle social, dos direitos humanos e da cultura da paz e coletividade.
A escola classificada em primeiro lugar receberá R$ 30 mil reais e a décima, R$ 5 mil reais. Já os Grêmios Estudantis receberão prêmios entre R$ 3 mil e R$ 8 mil reais. Os estudantes do time vencedor também terão a oportunidade de participar da ação “Um dia de Prefeito”. Eles visitarão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, em 2024, e participarão de atividades especiais, com o objetivo de aprender sobre o trabalho do executivo de forma prática e didática.
Lista
Confira a lista das escolas finalistas do Projeto (por ordem alfabética):
- EMEF Constelação do Índio,
- EMEF Dama Entre Rios Verdes
- EMEF Des. Manoel Carlos Figueiredo Ferraz
- EMEF Fazenda da Juta
- EMEF João Domingues Sampaio
- EMEF João Ribeiro de Barros
- EMEF Marcos Mélega
- EMEF Prof. Francisco da Silveira Bueno
- EMEF Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira
- EMEF Vila Munck.
Atividades
Setenta e quatro escolas e seus grêmios estudantis se inscreveram no projeto. Destas, 42 equipes foram selecionadas, contemplando todas as Diretorias Regionais de Educação conforme edital de seleção. As equipes participaram de quatro atividades: oficina para professores orientadores, tarefa especial, auditoria cívica e desafio.
Na primeira etapa, os professores passaram por uma atividade de capacitação para apresentação de conceitos, metodologia e as orientações para a realização de todas as atividades previstas no projeto.
A segunda etapa do projeto foi a participação em oficina expositiva sobre os pilares da educação fiscal e o ciclo orçamentário. A terceira etapa foi uma atividade de percepção do ambiente e das ações da escola.
Por fim, a quarta etapa foi dividida em duas partes, sendo planejamento e execução/entrega dos resultados. Foi a realização de um projeto com temáticas de controle social, transparência pública, voluntariado, construção de valores de combate a corrupção, melhoria do ambiente escolar e educação fiscal ou financeira.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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