Notícia na íntegra
Professor da rede municipal leciona Geografia percorrendo as ruas de São Paulo
Neste sábado (19), comemora-se o Dia do Geógrafo. Estudar, analisar, pesquisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço do ser humano com a natureza fazem parte das atividades deste profissional. Um dos docentes que se destaca na rede municipal é Paulo Magalhães, de 56 anos. Com seu projeto, “Aula Pública”, ele conseguiu premiações importantes pelo método como ensina e pela mudança de vida que tem proporcionado aos estudantes.
Paulo resolveu se tornar um professor diferente, levando os alunos para fora da sala de aula. Leciona pelas ruas de São Paulo, na região da escola em que atua, a EMEF Duque de Caxias, no Glicério, região central e de vulnerabilidade.
“Consigo mostrar para os jovens a história do bairro, o espaço geográfico e o mapa do lugar”. Desta forma, ele avalia, o estudante aprende a gostar, valorizar e a cuidar do local onde mora e frequenta a escola.
As aulas em espaço aberto rendem turma cheia e interessada. Tanto que dois alunos de Paulo foram selecionados pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) para fazer uma videoreportagem sobre o Glicério.
“Fico muito orgulhoso com os resultados”, afirma.
O docente também observa que o estudante começa a se sentir respeitado, por ser um cidadão pertencente ao bairro. Além das aulas em espaços abertos, na escola os alunos têm a oportunidade de desenhar os mapas manual e digitalmente.
Aulas para EJA
Paulo também é professor do curso Educação para Jovens e Adultos (EJA), incluindo estudantes de outros países que vêm tentar uma vida melhor no Brasil. Às vezes, a turma reúne pessoas de mais de 40 nacionalidades diferentes que precisam se atualizar sobre a geografia brasileira. E o mestre enfrenta esse desafio, levando a turma para conhecer pontos turísticos da cidade como teatros, igrejas e outros locais.
Atualmente, mesmo com a pandemia, ele não deixou de lecionar em espaço público. Com a ajuda do professor de História, Wilson Almeida Amaral, consegue gravar suas aulas pelas ruas e envia o conteúdo para as plataformas de aprendizado disponíveis para os estudantes.
“Este projeto, na medida do possível, tem contribuído para formar líderes, desdobrando-se na vertente do objetivo inicial: compreender e fortalecer o processo de transformação do espaço e sua real ocupação, além de melhorar os índices de aproveitamento escolar.”
A iniciativa rendeu a Paulo alguns prêmios importantes na área da Educação, como primeiro lugar na categoria Comunidade de Aprendizagem do Instituto Natura, onde ganhou uma bolsa de estudo pela Universidade de Barcelona; primeiro lugar prêmio Direitos Humanos da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, entre outros.
“Sou apaixonado por Geografia e, pós-pandemia, continuaremos a vasculhar todos os cantos da cidade com nossos estudantes por meio do projeto “Aula Pública”, enfatiza.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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