Notícia na íntegra
Programa da Prefeitura na recolocação no mercado de trabalho de mais de 10 mil pessoas
O programa Elabora da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, já beneficiou mais de 10 mil munícipes. O Elabora é mais uma ferramenta para recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho, pois é uma oficina com duração de três horas, em que os participantes aprendem na prática a construir e deixar mais interessantes seus currículos, além de receberem dicas e instruções para terem melhor desempenho em processos seletivos.
“Nos atendimentos das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), que encaminha os munícipes para os processos seletivos, a Prefeitura percebeu que muitas pessoas passavam por dificuldades ao montar um currículo e tinham dúvidas de como se apresentar em uma entrevista. Há dois anos as oficinas Elabora vieram para mostrar a esses munícipes o potencial que eles têm", afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, saber montar um currículo e fazer um bom marketing pessoal nas entrevistas de emprego é um diferencial. Muitas pessoas não sabem as habilidades que têm e acabam perdendo oportunidades. O Elabora é como uma mola, que impulsiona para o sucesso", destaca.
Presencial e on-line
O Elabora é composto por duas oficinas intituladas: “Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional” e “Currículo e Processo Seletivo” as quais trabalham aspectos técnicos e emocionais ligados ao relacionamento e interação entre as pessoas no ambiente de trabalho, além de ser uma injeção de autoestima ao proporcionar ao aluno descobrir e desenvolver seu potencial. No conteúdo das oficinas são apresentadas ferramentas que permitem ao cidadão ser o melhor profissional que ele poderia ser e, por sua vez, aumentar suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho.
Durante a pandemia, o Elabora ganhou uma versão on-line, com conteúdo adaptado para duração de 2 horas, o que tem proporcionado um alcance maior de público. Essas oficinas ao vivo acontecem às quintas-feiras no Portal Cate. Os interessados só precisam fazer o cadastro e assistir.
Na versão presencial, conhecida como Itinerante, o Elabora percorre todas as regiões do município de São Paulo, realizando as oficinas em espaços de parceiros, tanto da administração pública, quanto da sociedade civil, como associações de moradores, escolas e ONGs.
"O Elabora, sem dúvidas, é um dos grandes projetos da Fundação Paulistana. Não é à toa que mais de 10 mil munícipes já foram beneficiados, e esses números vêm crescendo, principalmente devido às transformações da economia pós-pandemia que têm acirrado as disputas por vagas no mercado de trabalho, impondo novos desafios aos profissionais. Levar conhecimento às pessoas que mais precisam é reduzir as distâncias sociais", diz a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz. "Ao fazer os nossos cursos, os munícipes saem preparados para as entrevistas e também para empreender. A Prefeitura entende a importância de se pensar no futuro do trabalho e nos trabalhos do futuro", afirma.
Empregabilidade e autoestima
O jovem Christian Alexsander Kaufman, de 32 anos, é uma dos mais de 10 mil que passaram pelas oficinas do Elabora nesses dois anos do projeto. E foi justamente essa oficina que o ajudou a conquistar a vaga de auxiliar de planejamento na AeC, empresa de contact center.
“Eu estava desempregado há mais de um ano e morando de favor na casa de parentes e durante um atendimento no CRAS Campo Limpo recebi, junto com uma cesta-básica, um panfleto que falava da oficina Elabora”, conta o jovem.
“Eu participava de processos seletivos antes de fazer a oficina e não avançava nas etapas de contratação, mas depois da oficina passei a observar as outras pessoas nos processos seletivos, treinei antes das entrevistas e, em fevereiro, um mês depois, da oficina, conquistei uma vaga. Às vezes as portas só abrem na última chave. Eu sinto que foi assim comigo! E um detalhe que fez a diferença foi exatamente a oficina do Elabora a que assisti”, finaliza.
Sobre a Fundação Paulistana
A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.
Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.
Serviço
Elabora on-line
Todas as quintas-feiras, 18h
Inscrições: www.cate.prefeitura.sp.gov.br
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk