Notícia na íntegra

Quarta-feira, 20 de Abril de 2016 | Horário: 15:03
Compartilhe:

Programa Jovem SUS diminui reclamação em 256 UBSs do município

Com o objetivo de oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital um atendimento mais humanizado, 256 Unidades Básicas de Saúde (UBS) consideradas como prioritárias receberam 800 integrantes do programa Jovem SUS, que qualifica jovens entre 18 e 29 anos na área da saúde com ações voltadas ao acolhimento às necessidades de saúde da população, informações e encaminhamentos.

“Nós conversamos com os usuários, que reclamavam muito do atendimento, do acolhimento, muitas vezes pela própria correria do dia a dia das unidades de saúde. Colocamos quatro Jovem SUS por UBSs e em pouquíssimos meses, sem que alterássemos mais nada, as reclamações dos postos estão caindo 25%”, afirmou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante a posse do Conselho da Juventude da Capital.

Cada unidade conta com 4 bolsistas, divididos em dois turnos (dois no período da manhã e dois no período da tarde). Cada jovem recebe uma bolsa-auxílio de R$ 924,00, que inclui auxílio alimentação e transporte, para 6 horas diárias de atividades teórico-práticas.

Uma vez integrados às Unidades e suas normas, os bolsistas recebem capacitação para atuar no acolhimento aos usuários e seus acompanhantes, além de fornecer a eles informações sobre os procedimentos e serviços prestados no local. Com a equipe multidisciplinar da UBS, integrarão atividades de grupo e oficinas voltadas para ações de prevenção à saúde.

 “Ter alguém ali, com consciência cívica, que em uma hora difícil sabe conversar com uma mãe, com um idoso, sabe acalmar uma criança e que dá um suporte humanitário, com informação. São pessoas formadas para esse fim, que muito provavelmente serão profissionais da área da saúde”, disse o prefeito. 

Além de preparar para a formação da cidadania em Saúde, o Jovem SUS trabalha com a recolocação social produtiva da parcela de jovens atualmente desempregada e aberta à aprendizagem. A ação, iniciada em agosto de 2015, é uma parceria entre a Coordenação de Políticas para Juventude e as secretarias municipais de Saúde e do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.


Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira/Secom


Foto 1 | Foto 2

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn