Notícia na íntegra

Sexta-feira, 6 de Janeiro de 2023 | Horário: 17:18
Compartilhe:

Projeto Descarte Correto acaba com pontos viciados de entulho na Zona Leste

A iniciativa é uma parceria público-privada e vem se consolidando nas oito subprefeituras da região

O projeto Descarte Correto da Prefeitura de São Paulo termina com 88 pontos viciados de despejo irregular de entulho na zona leste de cidade. A iniciativa tem o objetivo de acabar com o descarte ilegal por meio da conscientização ambiental e a divulgação dos equipamentos já existentes para a entrega voluntária do descarte.

O projeto é coordenado pela concessionária Corpus, em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB). A ação é conjunta com o projeto Varre Vila e as oito subprefeituras da zona leste: Itaim Paulista, São Mateus, Sapopemba, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes, São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo.

O descarte de lixo nas vias públicas é crime ambiental. Por mês, a capital gasta até 10 milhões de reais com a limpeza dos pontos viciados de entulho. Quem for flagrado cometendo o crime, é multado em R$ 19.203,00. A multa pode chegar em até R$ 70.000,00.


Para fortalecer o projeto nas comunidades, neste sábado (7), o Descarte Correto deixará duas caixas disponíveis para a entrega de entulho, restos de móveis e materiais, que acabam despejados nas vias públicas. As caixas estarão disponíveis das 8h às 17h, na Estrada Dom João Nery e na rua Santa Rita Durão, no Itaim Paulista. Essa é uma região que recolhe cerca de 100 toneladas por mês de resíduos destinados aos Ecopontos.

Projeto
A empresa, juntamente com a Subprefeitura Itaim Paulista, faz um mapeamento das áreas de grande volume de descarte irregular. Com essa informação, é elaborado um estudo técnico e, após a autorização da administração regional, o projeto se inicia. Depois dessa fase, a concessionária tem permissão para iniciar a limpeza e a revitalização do local.

Terminada a reforma, a empresa providencia a instalação de duas caixas, que possuem uma estrutura similar aos Ecopontos da capital. Elas têm dimensões diferentes: a de 40m³ para materiais volumosos como móveis; e a outra de 15m³ para materiais de obras e entulhos.

O trabalho se completa com a ida dos agentes ambientais de porta-a- porta, para divulgar a importância do descarte correto e incentivar o uso das ferramentas já existentes da Prefeitura, como os Ecopontos e o Serviço de Cata-Bagulho.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn