Notícia na íntegra

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 | Horário: 18:48
Compartilhe:

Projeto Empreendedorismo para Todos é lançado na capital

Iniciativa visa impulsionar pessoas com deficiência a empreender com base em seus talentos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil), Fundação Grupo Volkswagen e o Itaú Unibanco, lançaram nesta quinta-feira (15/04), em evento on-line, o Projeto Empreendedorismo para Todos. Com metodologia didática e assertiva, o objetivo da iniciativa é contribuir para a capacitação das pessoas com deficiência no ambiente do empreendedorismo.

O evento virtual contou a com a participação da secretária municipal de Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; da empreendedora de pinturas em madeira e tecido, Beatriz Ananias; da Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, Luciana Nicola; da empreendedora de cerâmicas, Thaís Reis; da integrante da ASID Brasil, Isabela Jardim Bonet; e do Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen, Vitor Hugo Neia. A transmissão de lançamento contou com recursos de acessibilidade.

A secretária Silvia Grecco destacou a importância do projeto e como o trabalho gera mais autonomia para pessoas com deficiência: “O empreendedorismo é muito importante no processo de inclusão. Quando se fala em empreendedorismo, nós falamos de oportunidades, e as oportunidades devem ser dadas para todas as pessoas, independente de ter deficiência ou não. Quando falamos de empregabilidade, falamos da socialização e autonomia das pessoas com deficiência.”

Beatriz Ananias, empreendedora de pinturas em madeira e tecido, descobriu seu talento, por meio de um outro emprego. "Eu trabalhava em uma empresa, e descobri que tinha talento para empreender. Ainda faço aulas de madeira, pintura e lenços com uma professora. Para mim, é muito prazeroso e significativo vender as minhas peças.”

A empreendedora de cerâmicas, Thaís Reis, teve aulas, antes de começar o seu trabalho: “Tive aula com ceramistas, e eles me ensinaram técnicas de como mexer com cerâmica. No primeiro momento, achei que precisava ter a minha independência financeira e profissão. Comecei pelos amigos e família, que viam as peças e gostaram. Hoje faço bazares e exposições com o Simbora gente”.

As inscrições estarão abertas no próximo dia 19 de abril. Ao todo, serão 20 vagas. O projeto vai abraçar todas as deficiências, inclusive as psicossociais. As turmas contarão com recursos de acessibilidade e serão exclusivas para pessoas com deficiência residentes em São Paulo e região.

Sobre a ASID – Brasil
A Ação Social para Igualdade das Diferenças nasceu com uma missão: unir pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários para construir uma sociedade inclusiva.

A metodologia da ASID visa articular um ou mais atores, sendo empresas, instituições, pessoas com deficiência, comunidade e o governo. Os projetos unem pontas que por vezes estão desconectadas.

A proposta reside na solução coletiva, interação e fortalecimento dos atores. Com uma metodologia que envolve diagnóstico, consultoria e capacitações a ASID promove a responsabilidade social corporativa.

Saiba mais sobre a Rede ASID e participe gratuitamente. Acesse o site. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn