Notícia na íntegra
Recapeamento ganha novos trechos e avança na capital paulista
A Prefeitura de São Paulo anunciou as obras de recuperação da malha viária em mais dois trechos da capital paulista. A partir desta quinta-feira, dia 25 de agosto, cerca de 48 mil metros quadrados começam a ser recapeadas na Avenida Conselheiro Carrão, zona leste da cidade. O término do serviço de conservação e manutenção está previsto para 30 de novembro.
O início da execução do serviço acontece simultaneamente em dois trechos, Rua Atucuri até a Praça Quinze de Outubro, com 29.847,25 metros quadrados e Rua Atucuri até o Viaduto Antônio Abdo, somando outros 18.125,10 metros quadrados de área.
Além dos novos trechos da Avenida Conselheiro Carrão anunciados pela Prefeitura de São Paulo, 11 vias estão com os serviços de conservação de malha viária em execução e totalizam aproximadamente 51.988,50 metros de extensão, 882.206,40 m² de área, com investimento em torno de R$194 milhões.
Este é o maior programa de recapeamento que a cidade já recebeu, com investimento de aproximadamente 1 bilhão de reais, uso de alta tecnologia no diagnóstico das condições das vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga. Além disso, o programa definiu no edital a reciclagem de, pelo menos, metade do asfalto retirado das vias, tornando o recapeamento um paradigma de solução sustentável no Brasil e um dos mais amigáveis com o planeta.
Ao todo, serão recapeadas 5,8 milhões de metros quadrados de vias. A seguir, as avenidas que concentram as primeiras frentes de trabalho e um pouco mais dos sistemas envolvidos no Programa.
Serviço de conservação e manutenção da malha viária:
- Av. Eliseu de Almeida – Trecho entre a Av. Pirajussara e a Av. Caxingui;
- Av. Eng. George Corbisier – Trecho entre a Rua dos Marapés e a Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
- Av. Itaberaba – Trecho entre o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó e a Av. Inajar de Souza;
- Av. Jacu Pêssego (Ambos os Sentidos) – Trecho entre a Rua Santo André Avelino e a Av. Ragueb Chohfi;
- Av. Maj. Sylvio de Magalhães Padilha – Trecho entre a Ponte do Morumbi e a Ponte Edson de Godoy Bueno;
- Av. Nova Cantareira – Trecho entre a Av. Água Fria e a Rua Maria Amália Lopes de Azevedo;
- Av. Raimundo Pereira de Magalhães (Ambos os Sentidos) – Trecho entre a R. Gonçalves de Barros e a Av. Fiorelli Peccicacco;
- Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello - Tr V - C/B e B/C – Trecho entre a R. Domingos Afonso e o Vd. Grande São Paulo;
- Av. Salim Farah Maluf - Pista Expressa (Ida e Volta) – Trecho entre a Av. Condessa Elisabeth de Robiano - (Marg. Tietê - Pista Local) e a Av. Vila Ema;
- Av. Salim Farah Maluf - Pista Expressa (Ida e Volta) Trecho II – Trecho entre a Av. Vila Ema e a Av. Luís Ignácio de Anhaia Mello;
- Av. Washington Luiz – Trecho entre a Av. Interlagos e a Al. Santo Amaro
Novos Investimentos:
Ao programa de recapeamento em curso, outros se somam. Ao todo, 20 milhões de metros quadrados, até 2024, receberão recape, micro pavimentação ou a manutenção de pavimento rígido na cidade.
O Programa:
O projeto é desafiador por se tratar da 8ª cidade mais populosa do mundo, com 17 mil quilômetros de vias, num total de 196 milhões de metros quadrados. Os trabalhos levam em consideração critérios como o volume diário de trânsito, a demanda de transporte coletivo sobre pneus, as condições do pavimento existente e o histórico de operações de conservação de pavimentos do sistema viário.
Após a análise das vias, essas são integradas ao Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária, recebendo o recapeamento completo da pista, além de ser refeita toda sinalização e sistema de drenagem e sarjeta.
As vias previstas foram determinadas pelo Decreto nº 60.994/2022, com base nas disposições do Decreto nº 50.917/2009, em seu artigo 2º, que estabelece os seguintes parâmetros: Volume diário de trânsito; Demanda de transporte coletivo sobre pneus; Condições do pavimento existente; Histórico de operações de conservação de pavimentos viário e; outras demandas da comunidade.
Sistema Gaia:
A Secretaria Municipal das Subprefeituras mapeou 100% da malha viária da cidade usando o Sistema Gaia, que identifica e classifica as vias paulistanas. É o maior levantamento já feito sobre a condição, trepidação e qualidade do asfalto. O estudo proporciona que cada via paulistana receba o recapeamento que precisa, economizando recursos públicos.
O Gaia funciona numa parceria inédita com a sociedade civil. 108 veículos, entre táxis e aplicativos, mapeiam a cidade rodando nela. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, em conjunto com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Na suspensão, um sensor envia a mensagem para uma caixa preta, que fica embaixo do banco do motorista. Uma câmera instalada no retrovisor, faz o serviço de identificar o local percorrido pelo carro. A deformação do pavimento é imediatamente registrada numa central de requisições dentro da Secretaria das Subprefeituras da Capital. Toda vez que a ondulação da vida faz o carro trepidar, o solavanco é mapeado e classificado.
O novo modelo permite o acompanhamento mensal das ruas e avenidas, além de identificar mudanças que ocorreram com o passar do tempo, seja por desgaste do asfalto ou mesmo por obras de concessionárias. Essa supervisão inédita facilita que as vias recebam um recapeamento exclusivo, gerando um investimento mais eficaz, economia financeira e de material, e mais qualidade.
Pavscan:
O Pavscan, é um scanner moderno, que sinaliza qual serviço será realizado conforme o grau do desgaste do pavimento. Enquanto o sistema Gaia mapeia a condição do asfalto de toda cidade, o Pavscan escaneia os locais apontados como ruins ou péssimos sendo assertivo na escolha do trabalho que será realizado. O recapeamento exclusivo gera um investimento eficaz, economia financeira, economia de recursos materiais e mais qualidade asfáltica.
FWD:
Responsável por avaliar a estrutura do asfalto, o FWD - Falling Weight Deflectometer (em tradução livre: deflectômetro de queda de peso), avalia a profundidade do dano no asfalto através de impactos no solo. Em comparação: o Gaia mapeia a cidade; o Pavscan escaneia os locais com maiores danos e o FWD constata a necessidade de reparos profundos. Sendo de grande importância para mapear locais por onde passam transportes pesados, como ônibus e caminhões. As vias da capital paulista são avaliadas com medidas de até 150 kN, quando as normas brasileiras exigem apenas 41 kN, isso permite que o pavimento suporte mais peso, como uma pista internacional de voo, por mais tempo e com mais conforto. Além de evitar gastos desnecessários com vias que apresentam deformações superficiais e não estruturais.
Rap Espumado:
Para melhorar a manutenção nas ruas da capital paulista, a Prefeitura de São Paulo se uniu às concessionárias na qualificação da recomposição de pavimentos. O RAP – Reclaimed Asphalt Pavement é um material asfáltico resultante da fresagem de pavimentos asfálticos, que é reciclado para novamente ser utilizado nas vias em serviços de conservação e manutenção da malha viária da Cidade de São Paulo, especialmente na execução dos Serviços de Reforço Estrutural, uma vez que estes materiais reciclados substituem a utilização de BGTC – Brita Graduada Tratada com Concreto, o que além de diminuir a demanda da retirada deste material (brita) do meio ambiente, gera economia de recursos para o município.
Os materiais são resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, transformando em um produto de melhor qualidade que o original, denominados Resíduo de Construção Civil Espumado (RCC Espumado) e Base de Material Fresado com Espuma de Asfalto (RAP Espumado), que desde outubro de 2021 são utilizados nos serviços da malha viária da cidade, por setores de obras da Secretaria Municipal das Subprefeituras e pelas 32 subprefeituras.
A reciclagem do RAP está prevista nos contratos que resultarão da licitação de Serviços de Conservação e Manutenção da Malha Viária em curso, sendo que em virtude do grande volume, especialmente de RAP que os serviços do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária da Cidade de São Paulo geram, no edital de licitação está prevista a obrigatoriedade de que as contratadas reciclem pelo menos 50%, podendo chegar à totalidade, do material resultante da fresagem do pavimento das vias, e de resíduos da construção civil.
Além disso, foi certificado com o Selo Verde pelo Instituto Chico Mendes, já que não gera nenhum tipo de contaminação ambiental, uma vez que todo o processo ocorre em câmara fechada e fria. O PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental é a certificação ambiental concedida a instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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