Notícia na íntegra

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021 | Horário: 16:16
Compartilhe:

Rede Municipal de Ensino promove curso de desenho com práticas pedagógicas inclusivas

Formação visa diversificar o processo ensino-aprendizagem na sala de aula, possibilitando que nenhum estudante fique para trás

A Divisão de Educação Especial (DIEE) e os treze Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizam, a partir desta sexta-feira (11), o curso “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Construindo Práticas Pedagógicas Inclusivas”. A iniciativa corrobora com uma educação mais plural, atraente e torna factível o compromisso da SME de não deixar nenhum aluno para trás.

A ação formativa contemplará professores de todas as etapas e modalidades de Educação Básica, Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs), Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Direção, Diretores de Escola e Supervisores Escolares, para que sejam implantadas propostas pedagógicas inclusivas, a partir do constructo teórico do DUA, na Rede Municipal de Ensino (RME).

O Currículo da Cidade reforça as mudanças existentes no âmbito educacional. Segundo estudos, um bom currículo não deve ser concebido de maneira que o estudante tenha que se adaptar ao que a escola oferece, mas como um campo aberto à diversidade de métodos de ensino e aprendizagem que favoreça o aluno.

Com base nos pressupostos legais para promover a inclusão escolar, este curso apresenta a abordagem didática do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como possibilidade da organização da prática pedagógica. Ao final da formação, os cursistas serão capazes de aplicar estratégias inclusivas de acordo com as diretrizes de aprendizagem do design universal.

A iniciativa é importante pois aborda a pluralidade presente nas salas de aula para estudantes público-alvo da Educação Especial, no contexto do ensino regular. O curso foi construído pelos formadores da COPED/DIEE, que formaram, entre maio e junho, as equipes dos CEFAIS. Essas equipes multiplicarão o curso de DUA nos seus territórios ao longo do ano. Foram disponibilizadas 2.080 vagas.

Movimento do Desenho Universal

O movimento do Desenho Universal influenciou professores provocados pelo desafio de lecionar para turmas cada vez mais heterogêneas e em ambientes pautados por altas expectativas de aprendizagem. O início do movimento foi creditado a um grupo de professores da Universidade de Harvard, liderado por David Rose.

O DUA é um modelo prático que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo, somado ao uso de mídias digitais. Seus autores apoiaram-se em extensivas pesquisas sobre o cérebro humano para estruturar o modelo. Ele é um aliado potencial em um trabalho de colaboração em favor da educação na perspectiva inclusiva, pois converge em um objetivo comum: a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a aprendizagem de todos os estudantes.

Clique aqui e confira as especificações completas do curso “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Construindo Práticas Pedagógicas Inclusivas”. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn