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Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014 | Horário: 14:09
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Ruas Augusta e Martins Fontes ganharão faixas exclusivas para ônibus

As ruas Augusta e Martins Fontes, na região central, ganharão 1,1 quilômetro de faixas exclusivas para ônibus a partir da próxima segunda-feira (27). A medida beneficiará diariamente cerca de 42 mil usuários de cinco linhas que passam pelas vias. No horário de pico, circulam 31 ônibus por hora nas duas vias.

Na Rua Martins Fontes, a faixa será implementada no sentido bairro, entre as ruas Maria Paula e Álvaro de Carvalho. Na Augusta, a via segregada a direita entrará em operação no sentido bairro, entre a rua Fernando Albuquerque e a avenida Paulista e no sentido centro, no trecho entre a alameda Itu e a Paulista. As novas faixas funcionarão de segunda a sexta-feira entre 6h e 20h.

A implementação faz parte da operação “Dá Licença para o Ônibus”, que desde janeiro do ano passado, criou 361,9 quilômetros de faixas exclusivas. A segregação de vias é uma iniciativa da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para melhorar a velocidade dos coletivos e aumentar o conforto dos usuários.

Um estudo divulgado no início de dezembro do ano passado apontou que, em um universo de 291 quilômetros implantados até então, a velocidade média dos ônibus aumentou em 45,1%, saltando de 14,2 para 20,6 Km/h. Outro estudo divulgado no início de setembro mostrou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 66 trechos de faixas exclusivas implantados neste ano, aumentou em 68,7%, passando de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h. A economia média é de 38 minutos por dia, chegando a mais de quatro horas por semana e em alguns itinerários, a vantagem é ainda maior.

No início do ano passado, o Programa de Metas 2013-2016 previa a implementação de 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus e 400 quilômetros de novas ciclovias, sendo que 100 quilômetros já foram entregues.


Táxis nas faixas
No mês passado, a Prefeitura autorizou que os mais de 33 mil táxis da cidade circulem, em qualquer horário e dia da semana, em todos as faixas exclusivas para ônibus existentes e as que serão criadas pela Prefeitura. A liberação, que serve somente para veículos com passageiros, beneficiará mais de 500 mil de usuários por dia.

A decisão foi tomada após estudos apontarem que a velocidade dos ônibus não era prejudicada com uso das faixas pelos taxistas. A variação de velocidade média dos coletivos não passou de 6% de acordo com o levantamento.

Até então, os táxis só podiam circular em 71 quilômetros de faixas exclusivas após autorização emitida pela Prefeitura em abril deste ano. Na mesma época, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) proibindo os táxis de circularem nos corredores de ônibus nos dias úteis em horários de pico, entre 6h e 9h e também, entre 16h e 20h. A proibição nos horários de picos nos corredores continua valendo enquanto novos estudos estão sendo realizados.


Trânsito e fiscalização
A fiscalização de trânsito nas duas novas faixas terá um período de adaptação, quando os agentes irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 10 de novembro, a fiscalização será intensificada na via. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A CET indica aos motoristas que desejam acessar a avenida Paulista, vindos do Centro pela rua Augusta, utilizar a rua Peixoto Gomide como alternativa. No sentido contrário, a opção é a alameda Itu e a rua Ministro Rocha Azevedo.

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